Livro ‘Uma outra ciência é possível’ por Isabelle Stengers

Baixar PDF 'Uma outra ciência é possível' por Isabelle Stengers

“Somente descendo do pedestal a ciência poderá responder a tantas dúvidas sobre seu papel nestes tempos de mudanças sem precedentes” – Tatiana Roque, autora do texto de orelha. Este livro conta com um prefácio inédito da autora, feito para a edição brasileira. O compromisso que garantia à pesquisa científica o mínimo de independência vital já não existe mais e a produção do conhecimento passou a ser definida pelos interesses privados. Uma economia especulativa tomou conta da ciência: pesquisadoras e pesquisadores devem servir os “parceiros” industriais e participar dos jogos de guerra da competição econômica. Nesta análise de grande atualidade, Isabelle Stengers aponta os perigos de as ciências manterem alianças intrínsecas com o empreendimento de dominação e extração cujas consequências ameaçam agora todos os viventes da Terra. A autora nos convoca, portanto, a resistir àqueles que negam a possibilidade de um outro devir da ciência, que poderia torná-la capaz de ser uma aliada na luta por um futuro digno de ser vivido.

Editora: ‎Bazar do Tempo; 1ª edição (16 setembro 2023); Páginas: ‎216 páginas; ISBN-13: 978-6584515512; ASIN: B0CKTSDSYV

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: Isabelle Stengers é filósofa e historiadora belga, e uma das principais pensadoras do campo da filosofia das ciências. É autora de obras provocativas que interpelam o tempo presente pelo viés das transformações climáticas, dos comportamentos políticos e da ética da produção científica. Formada em química, ela é professora em filosofia da ciência na Universidade Livre de Bruxelas. Em 1993, recebeu o grande prêmio de filosofia da Academia Francesa. Tatiana Marins Roque (Rio de Janeiro, 24 de abril de 1970) é uma professora e matemática brasileira. É professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado em engenharia de produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da UFRJ. Sua área de pesquisa abrange a historiografia da matemática, relações entre história e ensino de matemática e história das teorias de equações diferenciais e da mecânica celeste na virada do século XIX para o XX.


Tags: , , ,