Livro ‘Faça-os ler!’ por Michel Desmurget

"Ler por prazer é crucial contra o 'cretino digital'. Estudos mostram benefícios: linguagem, conhecimento, criatividade, atenção, expressão."

Ler por prazer é um importante antídoto contra o surgimento do “cretino digital”. Centenas de estudos mostram que essa prática traz enormes benefícios para a linguagem, os conhecimentos gerais, a criatividade, a atenção, as competências de escrita, as competências de expressão oral, a compreensão dos outros e de si mesmo, e a empatia, com um impacto considerável no sucesso acadêmico e profissional. Nenhum outro hobby oferece tantas vantagens. Através da leitura, as crianças nutrem os três pilares fundamentais da sua humanidade: competências intelectuais, competências emocionais e competências sociais. Michel Desmurget mostra que nossos filhos leem cada vez menos, rejeitando a ideia de que as crianças em idade escolar aprendem a ler quando conseguem decifrar letras, e nos lembra que ler é compreender. Examina os fundamentos dessa compreensão e identifica as alavancas que permitem aos pais encorajar e manter o gosto pela leitura nos seus filhos…

Editora: ‎Vestígio Editora; 1ª edição (20 novembro 2023); Páginas: ‎384 páginas; ISBN-13: 978-8554126834; ASIN: B0CJLYW56R

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: Michel Desmurget é um pesquisador francês especializado em neurociência cognitiva. Ele viveu nos Estados Unidos por quase oito anos, trabalhando em várias universidades americanas, incluindo o MIT, a Universidade Emory e a Universidade da Califórnia em São Francisco. Em 2011, ele foi nomeado diretor de pesquisa do INSERM (Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica – França). Também é autor de TV lobotomie: La vérité scientifique sur les effets de la télévision (2011), que denuncia os efeitos nocivos da televisão sobre a saúde e o desenvolvimento cognitivo, especialmente em crianças. Ele também estudou os efeitos de várias dietas de emagrecimento no corpo e conta sua experiência em L’Anti-régime, maigrir pour de bom (2018). A fábrica do cretino digital foi descrito pela rádio France Inter como um “livro de saúde pública”, e recebeu Prêmio Femina de Ensaio em 2019.


Tags: , ,