Livro ‘Astronomia’ por Marcelo Girardi Schappo

Baixar PDF 'Astronomia: os astros, a ciência, a vida cotidiana' por Marcelo Girardi Schappo
os astros, a ciência, a vida cotidiana
Você certamente já ouviu falar em estrela cadente, cometa, asteroides, mas sabe o que são cada um deles? Muito se fala que foi provavelmente um meteoro que extinguiu os dinossauros. Mas o que são as tais chuvas de meteoros? É possível prevê-las? E a Lua atua nas marés? Como? Entender o céu nos ajuda a entender o dia a dia da Terra. Neste livro, serão explorados eventos bonitos, curiosos e intrigantes, como as auroras boreais, os eclipses solares e os lunares, além de diversas curiosidades sobre as constelações e as estrelas. Tudo de forma simples e acessível.
Editora: Editora Contexto; 1ª edição (16 fevereiro 2022)  Páginas: ‎128 páginas  ISBN-10: 6555411767  ISBN-13: 978-6555411768  ASIN: B09NJQ5866

Clique na imagem para ler o livro

Marcelo Girardi Schappo é formado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quando cursou Astrofísica dentro da formação optativa. Tem mestrado e doutorado em Física também pela UFSC. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e coordenador do projeto Astro&Física, cujo objetivo é realizar a divulgação científica de temas de Astronomia, Física Geral e Física Moderna nas escolas de Santa Catarina, além de promover eventos de observações astronômicas abertos ao público. Ainda em atividades de divulgação científica, tem livros publicados na área, foi roteirista e apresentador da série A História que o Céu nos Conta, versando sobre a origem do Universo e produzido a convite da NSC Comunicação (rede afiliada da TV Globo em Santa Catarina), e apresenta o quadro “Tudo é ciência”, dentro do programa A Tarde é Nossa, no SCC (emissora afiliada do SBT em Santa Catarina). Participa também de projetos de pesquisa envolvendo a interação da radiação com a matéria, tendo realizado experimentos no acelerador de partículas VDG na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e nas linhas de luz do acelerador UVX, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). 


Tags: ,