Nutricionismo é um trabalho fundamental na crítica à lógica que se tornou predominante na alimentação humana. A fusão das palavras “nutrição” e “reducionismo” resume o olhar que Scrinis lança para o aconselhamento nutricional e o senso comum em torno do tema. Para ele, a tentativa de explicar todos os problemas alimentares em termos de nutrientes só fez agravar o problema, e retirou das pessoas o poder de decidir de maneira simples sobre algo que fizemos desde sempre. “Desde as tentativas dos cientistas do século XIX de calcular a quantidade precisa de macronutrientes e calorias necessárias para o crescimento normal e para a prevenção de deficiências, essa arrogância nutricional foi estendida à distribuição de conselhos dietéticos definitivos para reduzir o risco de enfermidades crônicas, como doenças cardíacas, câncer e diabetes”, escreve.
Editora: ELEFANTE EDITORA (22 abril 2021); Páginas: 468 páginas; ISBN-10: 6587235441; ISBN-13: 978-6587235448; ASIN: B095SW4X7G
Clique na imagem para ler o livro
Sobre o autor: Gyorgy Scrinis é cientista, educador, com doutorado em filosofia e professor associado de política e diretrizes alimentares na Escola de Agricultura e Alimentos da Faculdade de Ciências Veterinárias e Agrícolas, na Universidade de Melbourne, na Austrália.