Livro ‘Um carinho na alma’ por Bráulio Bessa

Livro 'Um carinho na alma' por Bráulio Bessa
Bráulio Bessa conquistou o Brasil com seus cordéis no programa Encontro com Fátima Bernardes. Ilustrado pelo artista cearense André Nódoa, Um carinho na alma é um livro para aguçar a sensibilidade e aconchegar o coração. "Toda poesia é libertadora, e Bráulio Bessa comprova isso, da maneira mais total e poética: liberta a própria poesia das estantes altas e empoeiradas a que o povo não tem direito de alcançar, e faz chover poesia no território nacional, maná com gosto de rapadura sobre nossa fome de beleza." – Pedro Bial, jornalista. "Bráulio é um artista raro, de uma sensibilidade muito tocante. Com sua voz afetuosa ele nos transporta para outros mundos e reeduca nosso olhar." – Lázaro Ramos, ator... 
isbn: 9788543108070
idioma: Português
encadernação: Brochura PDF
formato: 14 x 21 x 1,4
páginas: 160
ano de edição: 2019
edição: 1ª

Melhor preço cotado ⬇️

Leia trecho do livro

Livro 'Um carinho na alma' por Bráulio Bessa

Dedico este livro a minha família, amigos, esposa, cachorros e, claro, a você, leitor que me quer bem. Vocês são um carinho em minha alma.

Livro 'Um carinho na alma' por Bráulio Bessa

Seu coração escritor
nos trouxe mais uma peça.
Das origens do carinho,
que é onde o bem começa.
Receba com toda a calma
esse carinho na alma
do poeta Bráulio Bessa.

— ROBERTO ALVES
Poeta e repentista altossantense

Livro 'Um carinho na alma' de Bráulio Bessa PDF - Bráulio Bessa conquistou o Brasil com seus cordéis no programa Encontro com Fátima Bernardes.Ilustrado pelo artista cearense André Nódoa, Um carinho na alma é um livro para aguçar a sensibilidade e aconchegar o coração. Baixar PDF, Download, Bráulio Bessa PDF...
Livro 'Um carinho na alma' por Bráulio Bessa

Apresentação

Eu tinha 14 anos quando descobri a poesia através dos versos do meu conterrâneo Patativa do Assaré. Pronto. Botei na cabeça que seria poeta! Comecei a escrever sobre todo o universo que me abraçava: os meninos jogando bola no terreiro lá de casa, um passarinho cantando no galho do pé de goiaba do quintal, vovó fazendo doce de leite no fogão a lenha, as batidas do martelo de vovô na sapataria, tudo aquilo era poesia. Poesia com som, com cheiro, com sabor; poesia com vida. Eu só precisava encontrar as palavras dentro do meu coração pra materializar tudo aquilo em versos rimados como os de Patativa.

Uma vez na escola, uma professora perguntou a cada aluno:

– O que você quer ser quando crescer?

E tome dentista, tome advogado, tome engenheiro, tome policial…

Nessa hora percebi que existia um espaço em branco enorme dentro de mim. Vendo meus colegas falando aquilo com tanta firmeza, e eu, aperreado, pensando no que iria dizer, porque não fazia ideia. Eu só sabia que queria “prestar”. Era assim que vovô falava: “O cabra, pra ser respeitado na vida, tem que prestar!”

No final das contas, chegou minha vez e falei qualquer coisa que me veio à cabeça. Deve ter sido algo muito sem graça, pois nem me lembro.

Depois que comecei a escrever, tudo se transformou. Esperei ansioso o momento em que alguém iria me perguntar o que eu queria ser quando crescesse. E chegou. Mais uma vez, na escola.

– E você, Bráulio, o que quer ser quando crescer?

Respondi na hora:

– Eu já sou! Eu sou poeta!

Eu tinha só 14 pra 15 anos, mas já carregava esse sentimento de “ser” alguém, de servir pra alguma coisa boa, esse sentimento de prestar! Aquilo foi muito importante para que eu chegasse até as palavras que você está lendo neste livro.

O fato é que quando sonhei e, acima de tudo, acreditei que seria possível me tornar escritor, eu imaginava que minha alma, através da minha poesia, viajaria o mundo ao encontro de muitos corações. Me via sentado numa rede na varanda, uma garrafa de café no chão, uma pequena máquina de escrever em cima de um tamborete, e no teco teco de cada letra no papel, espalhar poesia pelo mundo. Achei que minha alma viajaria muito, mas meu corpo não.

Acontece que comecei a ser convidado para ministrar palestras em todo o Brasil e fora dele. A poesia me permitiu conhecer cada canto deste país tão grande e sua gente, maior ainda. Como nosso povo é grande! Grande em cultura, história, coragem, inteligência e, principalmente, grande em esperança.

Não importa a quantidade de gente que esteja na plateia. Acabou a palestra, pode fazer a fila que recebo todos, bato retrato, dou autógrafos, abraço e cheiro cada uma daquelas pessoas que me querem tanto bem. Já cheguei a ficar seis horas seguidas atendendo o pessoal depois de um evento.

Esse contato, além das telas frias de celulares, tablets, computadores e TVs, me permitiu sentir na pele o bem que a poesia tem feito às pessoas. A cada selfie, uma história; a cada autógrafo, um abraço tão sincero, sorrisos, lágrimas, tantas emoções misturadas.

Quando lancei Poesia que transforma, escolhi esse título por ter convicção do poder transformador da poesia em nossas vidas. Digo “nossas” porque eu mesmo fui transformado pela poesia, e desde então soube que era realmente possível transformar. Passar de transformado a transformador.

O livro se tornou um fenômeno e o vento quente do sertão espalhou pedaços de minha alma por todo canto. Sei que milhões de pessoas me assistem toda semana na TV, sei que meus poemas se tornaram virais nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, mas foi nas sessões de autógrafos de Poesia que transforma que pude realmente entender o significado da minha poesia para esse povo. Olhando nos olhos de cada uma daquelas pessoas que, pacientemente, resistiam às filas gigantescas que não cabiam nas livrarias, ouvindo a voz ao pé do meu ouvido, abraçando e sentindo o cheiro de cada leitor.

Eu já havia começado a escrever este livro e estava matutando no título. Queria que fosse algo simples e sincero, mas que traduzisse toda a intenção que existe dentro de cada poema que escrevo. Num caderninho eu anotava toda ideia que surgia e que poderia virar nome do meu novo filho. Até que, em uma dessas filas gigantescas, uma senhora de lenço na cabeça e cabelos brancos me abraçou com uma ternura que fez com que eu me sentisse nos braços de minha vó Maria, e disse:

– Meu filho, você está sempre em minhas orações. Cada palavra sua é um carinho na alma da gente. E foi ali, dentro daquele abraço de vó, que este livro foi batizado.

Espero que cada palavra, da primeira até a derradeira página, também seja pra você um carinho na alma.

Galope à beira-mar

Eu sou Bráulio Bessa, filho de Alto Santo,
nascido e criado na terra da luz,
comedor de tripa, pirão e cuscuz.
Escrevo e declamo no riso e no pranto,
espalho poesia por tudo que é canto,
por essa estrada escolhi caminhar.
Só paro no dia em que Deus me parar,
dizendo: – “Meu filho, venha aqui em cima
mostrar para os anjos como é que faz rima
cantando galope na beira do mar.”

Livro 'Um carinho na alma' por Bráulio Bessa

Sempre haverá um alguém

Se por acaso você
não conseguir caminhar,
se seus pés enfraquecerem,
se a estrada se alongar,
Sempre haverá um alguém
capaz de lhe carregar.

Se por acaso você
sentir a alma sangrar,
e se a alma ferida
fizer seu corpo chorar,
Sempre haverá um alguém
capaz de lhe consolar.

Se por acaso você
sentir o mundo escapar,
se tudo for só silêncio,
se a solidão maltratar,
Sempre haverá um alguém
capaz de lhe abraçar.

Se por acaso você não
conseguir se enxergar,
perdido dentro de si,
vendo tudo se apagar,
Sempre haverá um alguém
capaz de lhe encontrar.

Se por acaso você
sentir a vida açoitar,
e na hora da agonia
você se desesperar,
Sempre haverá um alguém
capaz de lhe acalmar.

Se por acaso você
vir tudo se apressar,
se todo mundo correr,
se o tempo acelerar,
Sempre haverá um alguém
capaz de lhe esperar.

Se por acaso você
deixar de acreditar,
se a própria humanidade
decidir lhe enganar,
Sempre haverá um alguém
capaz de lhe inspirar.

Se por acaso você
sentir medo de amar,
se achar que não é mais
possível se apaixonar,
Sempre haverá um alguém
capaz de lhe conquistar.

Sempre haverá amor,
sempre haverá o bem,
numa via de mão dupla
com a força de um trem.
Alguém ajuda você
e você ajuda alguém.

Já que sempre haverá
alguém pra lhe entender,
lhe carregar, acalmar,
abraçar quando doer,
alguém pra lhe confortar
quando o mundo lhe bater.

Já que sempre haverá
alguém pra lhe socorrer,
só é preciso ser justo
e grato pra perceber
que sempre haverá alguém
precisando de você.

Livro 'Um carinho na alma' por Bráulio Bessa

Tags: ,