Nesta abordagem original sobre a natureza da pesquisa, Stuart Firestein faz um elogio aos mistérios científicos e às incertezas que motivam os cientistas ao demonstrar que a ignorância é o verdadeiro combustível da busca por conhecimento. A ignorância ― e não o conhecimento ― é o verdadeiro motor da ciência. Essa é a premissa deste livro de linguagem ágil e acessível, baseado no curso de enorme sucesso que o neurocientista Stuart Firestein oferece há anos na Universidade Columbia. Segundo o autor, a maioria de nós tem uma falsa impressão da ciência como um método infalível para descobrir coisas e fazê-las acontecerem. Na verdade, o trabalho dos pesquisadores é como “procurar um gato preto em um quarto escuro, sem saber se o gato está lá”. E é exatamente esse “não saber” que os mantém no laboratório até tarde da noite. Aqui, o autor mostra como os cientistas usam a ignorância…
Páginas: 184 páginas; Editora: Companhia das Letras; Edição: 1 (14 de junho de 2019); ISBN-10: 8535932291; ISBN-13: 978-8535932294; ASIN: B07RPQ5J5Y
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: STUART FIRESTEIN é professor e presidente do departamento de ciências biológicas da Universidade Columbia, em Nova York. Dedicado a promover a ciência para um público mais amplo, ele é conselheiro do programa Public Understanding of Science da Fundação Alfred P. Sloan. Em 2011 foi nomeado membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência.