Livro ‘Arrancados da terra’ por Lira Neto

A saga dos pioneiros judeus que fugiram da Inquisição em Pernambuco, chegaram a Nova Amsterdam e ajudaram a moldar o Brasil e os EUA, contada por Lira Neto.

A grande travessia dos pioneiros que formaram a primeira comunidade judaica das Américas, no Recife, e ajudaram a construir Nova York, contada por um dos maiores biógrafos da atualidade. Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Eram homens e mulheres, adultos e crianças, possivelmente sobreviventes de uma odisseia iniciada meses antes nas praias de Pernambuco. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa. Os primeiros judeus da ilha de Manhattan, assim como seus parentes e antepassados sefarditas ibéricos, enfrentaram uma sucessão dramática de dificuldades e privações até encontrar a terra prometida no Novo Mundo. Seguindo a trilha de religiosos e intelectuais ilustres, mas também de lavradores e mascates quase anônimos…

Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (19 fevereiro 2021); Páginas: 424 páginas; ISBN-10: 655921009X; ISBN-13: 978-6559210091; ASIN: B08SR9PC46

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Lira Neto, nascido em Fortaleza em 1963, é um renomado jornalista e escritor brasileiro, com obras premiadas, incluindo quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura. É autor de biografias e livros históricos, como “Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão” e “Getúlio 1930-1945: Do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo”. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Lira Neto é conhecido por sua pesquisa criativa e detalhada ao escrever biografias.


Tags: , ,