Livro ‘Voladoras’ por Mónica Ojeda

Mónica Ojeda, conhecida por sua narrativa horripilante, explora a geografia dos Andes equatorianos em oito contos que mergulham nas relações humanas, sexualidade e violência, criando um mundo ritualístico e poético.

Mónica Ojeda tem sido reconhecida por seu modo peculiar de narrar o horror. Nesse sentido, em entrevista à jornalista Andrea Aguilar para o El país, a autora defende: a geografia determina a forma como se vê e como se conta o mundo. Este conjunto de oito contos parte da geografia avassaladora dos Andes equatorianos e aborda, impiedosamente, questões que passam pelas relações de amizade, de vizinhança e familiares em geral, atravessadas por elementos como a sexualidade, a violência, a dor, a vida e a morte. Em Voladoras, encontramos criaturas que sobem nos telhados de suas casas e voam, terremotos apocalípticos, desejos inconfessáveis, segredos familiares e ancestralidade em profusão. Oito contos que se situam em cidades, vilas, charnecas ou vulcões onde a violência e o misticismo, o terreno e o celeste, pertencem ao mesmo plano ritual e poético. Aqui, Ojeda, uma das vozes literárias mais expressivas da sua geração…

Editora: ‎Autêntica Contemporânea; 1ª edição (6 setembro 2023); Páginas: ‎121 páginas; ISBN-13: 978-6559283279; ASIN: B0CH3YRLBW

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: MÓNICA OJEDA nasceu em Guayaquil, no Equador, em 1988. Em 2017, esteve na lista Bogotá39, do Hay Festival, de melhores escritores de ficção latino-americanos com menos de 40 anos. Em 2019, recebeu o prêmio Prince Claus Next Generation, na Holanda. Em 2021, a revista Granta a indicou como uma das melhores autoras hispânicas com menos de 35 anos. Publicou livros de contos, poemas e três romances: La desfiguración Silva (Prêmio ALBA Narrativa, 2014), Nefando (Candaya, 2016) e Mandíbula (Autêntica Contemporânea, 2022).


Tags: , ,