Livro ‘Paraíso’ por Abdulrazak Gurnah

Baixar PDF 'Paraíso' por Abdulrazak Gurnah

Romance mais emblemático de Abdulrazak Gurnah, Paraíso acompanha o amadurecimento de um menino na África Oriental nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial. Yusuf tem doze anos e foi entregue por seu pai ao comerciante Aziz como pagamento de uma dívida. Nessa nova realidade, o garoto parte em uma caravana de seu senhor pelo interior do continente, onde se vê lançado nas complexidades da África Oriental. A viagem é marcada por doenças, guerras e dificuldades e revela os meandros de um paraíso ameaçado, no qual a chegada dos europeus está apenas começando a deixar suas marcas. Publicado originalmente em 1994 e finalista do Booker Prize, Paraíso é considerado o principal romance de Abdulrazak Gurnah, responsável por projetá-lo na cena literária britânica e exemplo emblemático de sua “percepção firme e compassiva dos efeitos do colonialismo”, destacada pelo comitê do prêmio Nobel de literatura…

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (14 setembro 2023); Páginas: ‎320 páginas; ISBN-13: 978-8535935202; ASIN: B0CBNHHQ9Z

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: ABDULRAZAK GURNAH nasceu em 1948, no arquipélago de Zanzibar, na costa da Tanzânia. Nos anos 1960, devido à perseguição a cidadãos árabes durante a Revolução de Zanzibar, refugiou-se no Reino Unido, onde vive atualmente. Autor de dez romances e de um livro de contos, foi professor na Universidade de Kent até sua aposentadoria. Em 2021, recebeu o prêmio Nobel de literatura. Dele, a Companhia das Letras já publicou Sobrevidas e Paraíso. 


Tags: , ,