Livro ‘O Abacaxi’ por Veronica Debom

“Uma peça linda sobre amor. Criativa, honesta, inteligente e divertidíssima.” — Wagner Moura Muito já foi dito sobre o amor e os relacionamentos, mas nem tudo com a graça e a sagacidade de Veronica Debom. “O abacaxi”, sua estreia na dramaturgia, revela não só uma autora com ótimo repertório forjado na experiência como atriz, mas também uma leitora do mundo. A peça que você tem em mãos é a história de vários casais e de como eles [não] se relacionam. Da monogamia ao poliamor, passando por traições e pequenas crises cotidianas – ir ao clube ou à praia? –, Veronica (des)constrói, em um espaço curtíssimo, as questões mais aflitivas dos amores pós-modernos. Que a comédia seja o tom escolhido é mero detalhe; há em “O abacaxi” um arco dramático que faz rir ao mesmo tempo que emociona pela mira certeira. Ler esta peça hoje é também olhar um pouco para dentro, indagar ao nosso eu mais íntimo que personagem somos num encontro amoroso…

Editora: ‎Claraboia Editora; 1ª edição (1 março 2023); Páginas: ‎88 páginas; ISBN-10: 6580162058; ISBN-13: 978-6580162055; ASIN: B0BWNTD4J1

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Veronica Debom é atriz, humorista, roteirista e dramaturga. Formada pela PUC-Rio e pela CAL, iniciou sua trajetória na comédia nos palcos fazendo stand-up comedy. Teve o próprio grupo Comédia sem média durante alguns anos e depois foi a primeira mulher a integrar o elenco do tradicional Comédia em pé. Fez parte do núcleo de humor da TV Globo como roteirista e atriz de 2013 a 2022; foi do elenco de á no ar: A TV na TV; escreveu e participou do desenvolvimento do humorístico Fora de hora na TV Globo, no qual também interpretava a personagem Fabíola Argento. Além dos humorísticos, se destacaram as personagens Sarah, da novela Órfãos da terra, e a Martinha Maconha, de Todas as mulheres do mundo. Integrou a redação de Diário de um confinado de Bruno Mazzeo, foi redatora do quadro do Fantástico Mulheres Fantásticas e assinou a redação final da série Vizinhos para o Canal Brasil. Atuou em inúmeros filmes nacionais, com destaque para Astro, Vai que dá certo 2, Minha família perfeita e O clube das mulheres de negócios. Escreveu ao lado de Fil Bráz, Leandro Muniz, Célio Porto e Ingrid Guimarães seu primeiro longa-metragem: o filme Minha irmã e eu, protagonizado por Ingrid Guimarães e Tatá Werneck. Para o teatro, escreveu novamente com Célio Porto para Eduardo Sterblitch a peça TIO. O abacaxi é seu primeiro texto teatral e sua estreia como escritora. A primeira montagem da peça aconteceu no Cena Brasil Internacional do CCBB de 2017, financiada pelo festival.


Tags: ,