Livro ‘Mulheres empilhadas’ por Patrícia Melo

"Mulheres Empilhadas": Patrícia Melo apresenta um romance urgente sobre a matança de mulheres no Brasil, revelando a diversidade de suas vítimas.

Com sua linguagem ao mesmo tempo dura e poética, Patrícia Melo está de volta com um romance urgente que aborda a temática da matança de mulheres no Brasil. Mulheres empilhadas é uma obra de ficção, mas todas as personagens desse livro existem de fato. As protagonistas dessa história são as mulheres. Todas elas: as já feitas e as meninas, as gordas e as magras, as negras e as pardas, as indígenas e as descendentes de imigrantes, as analfabetas e as com grau universitário. Nesse romance intenso, que se lê de um fôlego só e que acompanha a trajetória pessoal de uma advogada, Patrícia Melo fala sobre a matança sistemática de mulheres no Brasil, que atinge democraticamente todas as classes sociais.

Páginas: 240 páginas; Editora: Leya; Edição: 1 (4 de novembro de 2019); ISBN-10: 8577346889; ISBN-13: 978-8577346882; ASIN: B07YN5S8XS

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Patrícia Melo é uma escritora brasileira consagrada e reconhecida internacionalmente por suas obras de ficção, incluindo “Inferno” e “O Matador”. Com livros publicados em diversos países, ela já foi premiada em vários, como o Prêmio Jabuti, Deutscher Krimi-Preis e Deux Océans. Atualmente, Patrícia mora na Suíça com seu marido.

Alguns pontos fortes do livro:

  • Aprofundamento na temática do feminicídio: Patrícia Melo não apenas apresenta estatísticas e números, mas tece uma narrativa que dá voz às vítimas e explora as raízes da violência, desde o machismo estrutural até a omissão das autoridades.
  • Personagens complexas e multifacetadas: A protagonista, em sua jornada de redenção e busca por justiça, é uma personagem cativante e imperfeita. As mulheres indígenas, vítimas de uma tríplice opressão (por serem mulheres, indígenas e pobres), são retratadas com força e dignidade.
  • Trama envolvente e ritmo acelerado: A narrativa é ágil e prende a atenção do leitor do início ao fim. A autora utiliza recursos como flashbacks e diferentes vozes narrativas para construir uma teia complexa e intrigante.

Pontos que podem ser considerados negativos:

  • Excesso de descrições violentas: A crudeza das cenas de violência pode ser perturbadora para alguns leitores.
  • Falta de desenvolvimento de alguns personagens: Personagens secundários, como o marido da protagonista e os membros do projeto de mutirões, poderiam ter sido mais aprofundados.
  • Final abrupto: O final do livro, embora impactante, pode parecer apressado para alguns leitores.

No geral, “Mulheres Empilhadas” é um livro potente e necessário. É uma leitura incômoda, mas que nos convida a refletir sobre a realidade cruel da violência contra a mulher no Brasil e sobre a importância da luta por justiça e igualdade.

Recomendo a leitura para:

  • Pessoas interessadas em temas como violência contra a mulher, feminicídio e direitos indígenas.
  • Leitores que apreciam uma narrativa envolvente e personagens complexas.
  • Quem busca uma leitura que incite a reflexão e o debate sobre questões sociais relevantes.

Tags: ,