Livro ‘Livro de pré-coisas’ por Manoel de Barros

"O Livro de Pré-coisas" celebra a conexão entre seres e ambiente, destacando a natureza como matéria-prima da poesia de Manoel de Barros.

A natureza é a matéria-prima deste Livro de pré-coisas , que celebra a conexão entre os seres e o ambiente sem distingui-los por importância, capacidade ou tamanho. A edição traz prefácio de Maria Valéria Rezende e imagens do acervo pessoal do poeta. “Pré-coisas” de Manoel de Barros, publicado em 1985, destaca-se pela singularidade da linguagem, que reinventa palavras para evocar imagens, e pelo rompimento com a lógica da civilização e as fronteiras entre prosa e poesia. O personagem Bernardo, representando a conexão do homem com a natureza, é central na obra, onde “ser ninguém” é seu “grande luxo”. A natureza é mais do que um cenário clichê; é a matéria-prima essencial da poesia de Barros.

Editora: Alfaguara; 1ª edição (15 janeiro 2021); Páginas: 120 páginas; ISBN-10: 8556521045; ISBN-13: 978-8556521040; ASIN: B08QDYS2G3

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Manoel de Barros, nascido em Cuiabá, Mato Grosso, em 1916, passou mais de trinta anos no Rio de Janeiro antes de retornar ao Pantanal. Ele é reconhecido como autor de dezoito livros de poesia, além de obras infantis e relatos autobiográficos. Considerado um dos grandes nomes da poesia brasileira, recebeu diversas premiações ao longo de sua carreira. Barros faleceu em 2014, aos noventa e sete anos de idade.


Tags: ,