Livro ‘A Introdução Definitiva à PNL’ por Richard Bandler

Baixar PDF 'A Introdução Definitiva à PNL' por Richard Bandler

Um workshop entre duas capas, este é o livro mais acessível de Richard Bandler até hoje. Conheça a história de um homem chamado Joe, que participa de um curso de um dia de introdução à PNL com o Dr. Richard Bandler. Joe ouve o que Richard ensina, pratica as técnicas, conhece outros participantes e aprende, conforme todos eles dividem suas ideias e visões, sobre como aplicar o conteúdo do curso em diferentes áreas da vida pessoal e profissional. Ao ler este livro, você também pode se tornar um dos participantes do curso, ouvindo o que eles ouvem, vendo o que eles veem, experimentando o que eles experimentam e aprendendo o que eles aprendem. Escrevemos este livro porque acreditamos haver uma grande necessidade da mensagem central destas páginas ser compartilhada mundialmente. O mundo está mudando rapidamente, e isso vem trazendo a percepção paradoxal de que, mais do que nunca…

Editora: ‎Alta Life; 1ª edição (30 agosto 2019); Páginas: ‎187 páginas; ISBN-13: 978-8550810843; ASIN: B07YCRCNJ2

Leia trecho do livro

SOBRE OS AUTORES

Dr. Richard Bandler

O Dr. Richard Bandler é cofundador da Programação Neurolinguís tica e criador da Design Human Engineering® e da Neuro Hypnotic Repatterning®.

Durante os últimos 40 anos, o Dr. Bandler tem sido um dos colaboradores mais importantes no campo da mudança pessoal. Matemático, filósofo, professor, artista e compositor, ele criou um legado de livros, vídeos e áudios que mudaram para sempre a tera pia e a educação.
Centenas de milhares de pessoas, muitas das quais terapeutas, es tudaram o trabalho da vida do Dr. Bandler em mais de 600 institutos ao redor do mundo.

Palestrante e apresentador de workshops altamente reconhecido, ele é o autor de mais de uma dúzia de livros, incluindo Tenha Agora a Vida que Quer, Make Your Life Great e Usando Sua Mente; e coautor de Engenharia da Persuasão®, Choose Freedom, The Secrets to Being Happy e Conversations with Richard Bandler.

Para saber mais sobre os workshops e seminários de Richard Ban dler, visite www.richardbandler.com.

Alessio Roberti

Alessio Roberti é diretor internacional de coaching empresarial na Society of NLP, a maior organização de PNL do mundo. Ele estuda o trabalho do Dr. Richard Bandler há mais de 20 anos e também frequentou a Harvard Business School e a Oxford Business School.

Alessio é um master trainer de PNL licenciado e treinou mais de 60 mil participantes até agora, incluindo CEOs, altos executivos e proprietários de algumas das empresas mais importantes do mundo em diversos setores.

É coautor, com o Dr. Bandler e Owen Fitzpatrick, do livro Choo se Freedom: Why Some People Live Happily and Others Don’t, que já foi traduzido para sete idiomas. Você encontra Alessio em www.coach.tv.

Owen Fitzpatrick

Owen Fitzpatrick é palestrante internacional e psicólogo. Ele é coautor de Conversations with Richard Bandler e Choose Freedom e autor de Not Enough Hours: The Secret to Making Every Second Count.

Owen trabalha também com bilionários e atletas olímpicos, aju dando-os a obter seu melhor desempenho. Ele é autoridade nas áreas de carisma e motivação e costuma sempre dar palestras importantes e treinamentos corporativos sobre esses tópicos.

Além de ter mestrado em psicologia aplicada, Owen estudou ne gociação estratégica na Harvard Business School e é um psicotera peuta e hipnoterapeuta qualificado. Ele é cofundador do Irish Insti tute of NLP. Owen também conquistou a honra de se tornar a pessoa mais jovem no mundo a ser habilitada como master trainer de PNL, com apenas 23 anos.

Owen viajou da Colômbia ao Japão e da Itália à Tailândia e trei nou pessoas em mais de 20 países ao redor do mundo em como me lhorar a vida e aprimorar seus negócios.

Você pode saber mais sobre Owen em www.owen-fitzpatrick.com ou www.nlp.ie.

Nota da editora: A Alta Books não se responsabiliza pelo conteúdo que os autores disponibilizaram nesta abertura. Os sites e links indi cados pelos autores estão todos em inglês.

INTRODUÇÃO

Um workshop entre duas capas, este é o livro mais acessível de Ri chard Bandler até hoje. É a história de um homem chamado Joe que participa de um curso de um dia de introdução à PNL com o Dr. Richard Bandler, ouve o que Richard ensina, pratica as técnicas, conhece outros participantes e aprende conforme todos dividem suas ideias e visões sobre como aplicar o conteúdo do curso em diferentes áreas da vida pessoal e profissional.

Ao ler este livro, você também pode se tornar um dos participantes do curso, ouvindo o que eles ouvem, vendo o que eles veem, experi mentando o que eles experimentam e aprendendo o que eles aprendem!

Decidimos escrever uma história em que os participantes de um curso fossem os protagonistas, pois os participantes são o centro de nosso treinamento, cada um com suas necessidades, suas ambições, seus problemas e seus desejos, e cada um buscando novas ideias, ferramentas e soluções.

Por muitos anos, fomos participantes dos cursos de Richard. Então, nós dois nos tornamos treinadores, trabalhando como assistentes nos cursos internacionais de Richard por mais de uma década. Hoje temos a sorte de nos termos tornado treinadores internacionais, dividindo com pessoas do mundo todo o que aprendemos com Richard. Então, para nós, são grandes o prazer e a honra em sermos coautores deste livro e dividirmos o que aprendemos com ele e nossos alunos até agora.

Escrevemos este livro pois acreditamos que existe uma grande necessidade de a mensagem central destas páginas ser compartilhada mundialmente. O mundo está mudando rapidamente, e isso vem trazendo a percepção paradoxal de que, mais do que nunca, temos cada vez mais recursos e a tecnologia moderna nos permite fazer coisas incríveis e maravilhosas. Mas, ainda assim, a depressão, a ansiedade, o medo, o pânico e o estresse continuam em ascensão.

A mensagem central deste livro é a de que existem ferramentas precisas que podem ajudá-lo a assumir o controle de sua vida. Nele, Richard ensinará como você pode mudar seu pensamento e sua vida — e como você pode ajudar outras pessoas a fazer o mesmo.

Começamos a escrever este livro em Roma, continuamos em Dublin, trabalhamos nele em Londres e Nova York e recebemos feedback de pessoas em Los Angeles, Tóquio e até mesmo na Austrália. Ele é o resultado de 20 anos de entrevistas com milhares de pessoas que participaram dos workshops de PNL, o produto de participantes que compartilharam suas próprias experiências conosco. É um projeto internacional focado não somente na PNL, mas em como as pessoas podem aprender a usá-la para transformar a vida.

Existe uma necessidade enorme de mudança de mentalidade no mundo de hoje. Existe uma necessidade enorme de injetar esperança por um mundo melhor. Estamos em um impasse entre nos deixarmos ser levados por um ritmo acelerado de circunstâncias desafiadoras ou decidir guiar nós mesmos na direção que queremos ir. Precisamos de uma mudança de direção. Precisamos de uma mudança de cons ciência. Precisamos saber que temos voz ativa no destino do mundo.

A PNL é um movimento. Você pode fazer parte dele. Comece agora — é a sua hora!

Alessio e Owen

Capítulo 1

UM WORKSHOP COM O COCRIADOR DA PNL

Joe colocou o telefone no bolso, respirou fundo e se recompôs. Ele havia acabado de discutir com sua namorada, então certamente não estava com o melhor dos humores. Dito isso, ele sabia que era muito importante aproveitar o dia ao máximo. Entrou no lobby do hotel, onde notou imediatamente um rosto familiar entre os assistentes que cuidavam das inscrições.

Joe sorriu. Ver Alan o animou um pouco.

“Joe!”, chamou Alan. “Que maravilha ver você de novo!”

“Igualmente”, respondeu Joe. “Cara, eu estava muito ansioso por hoje. Finalmente decidi saber mais sobre esse negócio de PNL.”

PNL significa “programação neurolinguística”. Tendo visto mui tos livros sobre o assunto, Joe teve uma noção do quão popular isso era. Ele entendeu que se tratava de uma postura e metodologia que permitia que as pessoas pensassem e se comunicassem com mais eficiência, e ele precisava disso. Até um ano antes, estava conformado com a ideia de que ele era o que era, e sua vida era do jeito que tinha que ser, e não havia nada que ele pudesse fazer a respeito. Mas então percebeu que as coisas poderiam mudar, e agora ele queria muito trabalhar a si mesmo e fazer algumas melhoras.

“Só para dar-lhe uma prévia do que o espera”, começou Alan, “você já viu Richard em ação. Hoje você aprenderá sobre o próprio campo da PNL”.

Alan se referia ao Dr. Richard Bandler, cofundador da PNL. Joe tinha conhecido Richard em um curso que fizera um ano antes. Na quela época ele estava solitário e deprimido. Para tentar ajudá-lo, sua irmã, Maria, deu-lhe um folheto de um curso de três dias chamado “Escolha a Liberdade”, que incluía um workshop com o Dr. Bandler. Foi lá que Joe conheceu Alan, um dos assistentes do curso.

Agora Alan estava dizendo: “E, como sempre, eu estarei por perto para ajudar como puder.”

“Ótimo”, respondeu Joe. “Agradeço muito.”

Ao longo dos três dias do curso anterior, Joe foi percebendo aos poucos que era possível mudar as coisas mesmo quando os desafios parecessem insuperáveis. Agora ele estava interessado em aprender mais.

“Então, quais são os destaques de hoje?”

“Bem, você aprenderá algumas estratégias extraordinárias para atingir estados emocionais poderosos, melhorar sua comunicação com os outros e avançar em diferentes áreas de sua vida. Talvez o melhor jeito de explicar essas coisas seja dizendo que é a diferença que faz a diferença. É como construir uma vida de sucesso.”

Joe precisava muito ser bem-sucedido naquele momento. Ele estava enfrentando duas questões importantes. Veja bem, após seu primeiro curso, as coisas mudaram muito para ele. Agora ele tinha um bom emprego e um bom relacionamento com uma garota por quem ele é louco. Tinha tudo o que podia desejar. Mas aquilo significava que ele tinha muito a perder. Na verdade, ele se sentia mais tenso agora do que 12 meses antes, quando não tinha bem uma vida e não se importava muito com o que acontecesse ou o que fizesse. Mas agora ele sabia que precisava fazer algo e logo, se quisesse manter as coisas que importavam.

Alan levou-o para um canto. “Então, como vão as coisas? Como vai aquela sua namorada linda?”

“Ela está bem. Tipo, estávamos nos dando muito bem… mas nada é perfeito, eu acho. Só que agora — bem, estamos pensando em morar juntos.”

“Morar juntos? Uau! Que notícia incrível, Joe! Espero um convite para o grande dia.”

“Calma aí, Alan. Casamento é outra história! Mas está ótimo.”

Joe parou. Ele sabia que não estava sendo convincente.

“É claro, estamos nos conhecendo melhor agora… e temos nossas diferenças. Então estamos nos acostumando.”

Joe baixou os olhos, pensando na discussão que acabara de ter com sua namorada.

“Joe”, disse Alan seriamente, “se você sente que ela é a mulher certa, precisa mantê-la. Você se arrependerá pelo resto da vida se não fizer isso”.

Quando Joe levantou os olhos, percebeu uma intensidade nos olhos de Alan. O que significava aquilo? Ele sabia que Alan estava certo, mas só falar sobre seu relacionamento já o fazia se sentir pior, então decidiu mudar de assunto.

“O trabalho está muito melhor”, disse ele com confiança. “Fui promovido, então estou obviamente feliz com isso. Apesar de que”, continuou ele mais devagar, “às vezes tenho dificuldade com meu novo cargo. Eu interajo muito mais com os clientes agora, e… não acho que eu seja muito sociável”.

E, ao perceber que Alan o estava estudando, Joe se sentiu enver gonhado.

“De qualquer forma, quando falo, parece muito pior do que real mente é. Só acho que tem algumas coisas com as quais a PNL pode me ajudar. Você perguntou!”

E Joe sorriu encabulado.

“Apenas se lembre”, disse Alan, sorrindo de volta, “de que não existe isso de pessoa sociável. O que pode ajudar é aprender a se sentir confortável no meio dos outros e melhorar sua comunicação com eles”.

Joe concordou. “O seminário deve ajudar”, disse Alan em tom animador. “É isso, você está inscrito agora, Joe. Boa sorte!”

“Obrigado!”

Assim que se virou e começou a andar em direção à sala do seminá rio, Joe viu outro rosto familiar.

Teresa, uma médica irlandesa que ele havia conhecido em seu pri meiro seminário com Richard Bandler, envolveu-o em um abraço.

“Joe, que ótima surpresa! Permita-me apresentá-lo à minha linda filha, Emily.”

Emily parecia estar no fim da adolescência. Tinha longos cabe los ruivos e usava calças jeans e uma camiseta da Minnie Mouse. Ela sorriu educadamente enquanto cumprimentava Joe com um aperto de mão.

“Então”, disse Joe, para tentar quebrar o gelo, “você também é nova nisso tudo, ou sou só eu?”.

“É minha primeira vez”, respondeu Emily. “Acabei de ler alguns livros que temos em casa, só isso. Ela é a especialista em PNL da família.” Apontando para sua mãe com o polegar. “Sabe como é: panela velha é que faz comida boa.”

“Muito engraçado, mocinha. Mas a única panela velha que conheço está na cozinha”, disse Teresa em tom carinhoso e maternal. “É claro que tenho estudado PNL há alguns anos e a aplico em meu dia a dia profissional e pessoal, mas não sou uma especialista. Na verdade, a melhor lição que aprendi com a PNL foi que ‘você nunca para de aprender’, como eles dizem. Então, se você pensa que já sabe tudo o que existe a ser ensinado, certamente está deixando algo passar despercebido! E a pior coisa é que você fica tão cego pela sua própria certeza que nem percebe que está deixando de ver algo.”

“Uau!”, disse Joe a Emily, com um belo sorriso. “Sua mãe é legal!”

“A melhor”, confirmou Emily. “Às vezes me pergunto se ela é real!”

“Ah, parem você dois!”

E Teresa deu um tapinha brincalhão no ombro de Joe.

Conforme os três se dirigiam à sala do seminário, Joe e Teresa começaram a colocar o papo em dia e contar um ao outro sobre tudo o que acontecera desde seu último encontro. Em dado momento, pararam de falar por um instante quando notaram uma moça vasculhando sua bolsa. Ela estava com o rosto vermelho e parecia extremamente preocupada. Então, bem na hora em que Joe e Teresa iam perguntar se ela estava bem, ela deu um suspiro de alívio enquanto tirava da bolsa um espelho de mão. Joe e Teresa se olharam, e ele abanou a cabeça. Todo esse estresse por causa de um espelho de maquiagem, pensou ele. Se este seminário tiver algo a ver com o último, ela certamente vai se beneficiar.

Joe, Teresa e Emily entraram na sala do seminário e encontraram três assentos juntos no meio do corredor central. Joe se sentou entre Teresa e um homem na casa dos 50 anos vestindo um terno impecá vel e óculos vermelhos de grife.

“Olá, meu nome é Joe.”

“Edgar Martin é meu nome, mudar vidas é o que me move”, disse o homem com uma risada. “Prazer em conhecê-lo, Joe. O que o traz aqui hoje?”

Joe sorriu.

“Quer um resumo? Um ano atrás eu estava em um momento pés simo na minha vida e lutando com tudo. Minha irmã me convenceu a ir a um seminário e, bem, isso revolucionou algumas coisas em mim. Eu sei que há algo de PNL envolvido, então, aqui estou eu para aprender a respeito. E você?”

“Que caminho interessante o seu, Joe”, disse Edgar. “Pode-se dizer que estou aqui para incluir algumas ferramentas na minha maleta. Só que eu não sou mecânico. Bem, talvez um mecânico de mentes!” Mais uma vez ele riu da própria piada. “Sou psiquiatra e psicoterapeuta.”

Joe sorriu educadamente.

“Legal”, disse ele enquanto pegava seu diário.

“Que belo diário, Joe!”, comentou Edgar. “Você o leva a todos os lugares a que vai?”

Joe concordou com um gesto.

“Bem, não a todo lugar”, e ele piscou tentando provocar o senso de humor de Edgar, mas tudo o que conseguiu foi ser encarado com indiferença. Um pouco envergonhado, ele continuou: “Sei pela minha experiência anterior que Richard Bandler ensina através de histórias, então absorvemos muitas ideias inconscientemente. Ainda assim, quero capturar conscientemente alguns de seus insights e observações mais memoráveis ao longo do workshop. Acho que as anotações são um ótimo jeito de revisar os conceitos e técnicas-chave.”

Edgar pareceu impressionado.

“Eu nem pensei em trazer um diário, mas vou procurar um no primeiro intervalo. Apesar de que eu deveria mesmo era ter trazido meu iPad, então eu poderia sincronizar minha base de dados aqui com minha memória externa!” Apontando para sua cabeça, Edgar riu novamente, enquanto Joe acenava com a cabeça, dessa vez se esquecendo de sorrir.

“Esta é minha primeira vez aprendendo com Richard”, continuou Edgar. “É que… aprendi tanto com Alan, meu primeiro treinador de PNL, que decidi que era hora de aprender com seu mentor. Aliás, Alan também está aqui hoje, como assistente.”

“Ah, sim! Eu conheço o Alan”, respondeu Joe, subitamente intri gado. “Como ele é no papel de treinador?”

Mas antes que Edgar pudesse responder, começou uma música, e Richard Bandler apareceu nos fundos da sala. Com um olhar e um aceno de cabeça, Edgar e Joe silenciosamente concordaram em adiar sua conversa. O seminário estava prestes a começar.


Tags: , , ,