Livro ‘O Monte Cinco’ por Paulo Coelho

Livro 'O Monte Cinco' por Paulo Coelho
Em O Monte Cinco, Paulo Coelho se inspira no primeiro Livro de Reis da Bíblia para se aprofundar no poder do pensamento e da ação. Através da história de Elias, nos leva a refletir sobre diferentes valores e culturas, respeito e esperança. Elias é um profeta que, ordenado por Deus, abandona Israel e viaja para propagar a mensagem Dele na cidade de Akbar, onde a crença em deuses pagãos ainda é forte. Orientado pelo Senhor, ele se hospeda na casa de uma viúva, por quem acaba se apaixonando. Lá, Elias passa por diversas provações que o fazem questionar suas missões de vida e o seu próprio destino......
Capa comum: 216 páginas
Editora: Paralela; Edição: 1 (17 de dezembro de 2019)
Idioma: Português
ISBN-10: 8584391533
ISBN-13: 978-8584391530
Dimensões do produto: 20,8 x 13,7 x 1,3 cm
Peso de envio: 272 g

Melhor preço cotado ⬇️

Leia trecho do livro

 'O Monte Cinco' de Paulo Coelho

“Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós.” Amém.

Para Mauro Salles

“E prosseguiu: de fato vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido em sua própria terra.
Na verdade vos digo que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra; e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta, de Sidon.”


Lucas 4,24-6

Antes de começar

No dia 12 do mês de agosto de 1979 eu fui dormir com uma única certeza: aos trinta anos de idade, estava conseguindo chegar ao topo de minha carreira como executivo de discos. Trabalhava como diretor artístico da CBS do Brasil, acabava de ser convidado para ir aos EUA falar com os donos da gravadora, e seguramente eles iriam me dar todas as possibilidades para realizar tudo que eu desejava fazer na minha área. Claro que meu grande sonho — ser um escritor — tinha sido colocado de lado, mas que importava isso? Afinal de contas, a vida real era muito diferente do que eu havia imaginado; não havia espaço para se viver de literatura no Brasil.

Naquela noite, tomei uma decisão, e abandonei meu sonho: era preciso adaptar-me às circunstâncias e aproveitar as oportunidades. Se meu coração reclamasse, eu poderia enganá-lo, fazendo letras de música sempre que desejasse e — vez por outra — escrevendo em algum jornal. De resto, estava convencido de que minha vida tinha tomado um rumo diferente, mas nem por isso menos excitante: um futuro brilhante me esperava nas multinacionais de música.

Quando acordei, recebi um telefonema do presidente da gravadora: acabava de ser despedido, sem maiores explicações. Embora batesse em várias portas nos dois anos que se seguiram, nunca mais consegui um emprego na área.

Ao terminar de escrever O Monte Cinco lembrei-me desse episódio — e de outras manifestações do inevitável em minha vida. Sempre que eu me sentia absolutamente dono da situação, alguma coisa acontecia e me jogava para baixo. Eu me perguntava: por quê? Será que estou condenado a sempre chegar perto mas jamais cruzar a linha de chegada? Será que Deus é tão cruel a ponto de me fazer ver as palmeiras no horizonte só para matar- -me de sede no meio do deserto?

Demorou muito para entender que não era bem isso. Há coisas que são colocadas em nossas vidas para nos reconduzir ao verdadeiro caminho de nossa Lenda Pessoal. Outras surgem para que possamos aplicar tudo aquilo que aprendemos. E, finalmente, algumas chegam para nos ensinar.

Em meu livro O diário de um mago procurei mostrar que esses ensinamentos não precisam estar aliados à dor e ao sofrimento — basta disciplina e atenção. Embora essa compreensão tenha se tornado uma importante bênção na minha vida, ficou faltando entender alguns momentos difíceis pelos quais passei, mesmo com toda disciplina e atenção.

Um dos exemplos é o caso citado; eu era um bom profissional, esforçava-me ao máximo para dar o que havia de melhor em mim e tinha ideias que até hoje considero boas. Mas o inevitável aconteceu, justamente no momento em que eu me sentia mais seguro e confiante.

Penso que não estou só nesta experiência; o inevitável já tocou a vida de todo ser humano na face da Terra. Alguns se recuperaram, outros cederam — mas todos nós já experimentamos o roçar de asas da tragédia.

Por quê? Para responder a esta pergunta deixei que Elias me conduzisse pelos dias e noites de Akbar.

Paulo Coelho

O monte cinco

Diz a Bíblia:

“O Senhor dirigiu-se ao profeta Elias, e ordenou:
“‘Retira-te daqui, vai para a banda do Oriente, e esconde-te junto à torrente do Querite. Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem.’
“Elias fez segundo a palavra do Senhor; retirou-se e habitou junto à torrente.
Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente. “Mas, passados dias, a torrente secou, porque não chovia sobre a terra.
“Então lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: “‘Vai a Sarepta, que pertence a Sidon, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te sustente.’”

Quando Jezabel ordenou a perseguição e a morte de todos os profetas de Israel, o Senhor disse a Elias que iria punir aquela terra com muitos anos de seca. Elias foi, primeiro, para a torrente de Querite. Quando esta secou, seguiu a ordem do Senhor, e dirigiu-se a Sarepta.

O lugar aonde Elias deveria ir era parte da nação conhecida como Fenícia, que os israelitas chamavam de Líbano. No início daquele ano de 870 a.C., seus habitantes podiam se orgulhar de seus feitos; como não eram politicamente fortes, haviam desenvolvido uma capacidade de negociação invejável para o mundo antigo. Uma aliança feita por volta do ano 1000 a.C., com o rei Salomão de Israel, permitira a modernização da frota mercante, e a expansão do comércio. Desde então, a Fenícia não parara de crescer.

Seus navegadores já haviam chegado a lugares tão distantes como a Espanha e o oceano Atlântico, e há teorias — ainda não confirmadas — de que teriam deixado inscrições no Nordeste e no Sul do Brasil. Transportavam vidro, cedro, armas, ferro e marfim. Os habitantes das grandes cidades, como Sidon, Tiro e Biblos, conheciam os números, os cálculos astronômicos, a fabricação do vinho e usavam — há quase duzentos anos — um conjunto de caracteres para escrever, que os gregos conheciam como alfabeto.

Enquanto caminhava em busca da cidade onde o Senhor lhe ordenara ficar, Elias não podia sonhar que um conselho de guerra reunia-se num lugar distante, chamado Nínive. Um grupo de generais assírios decidira enviar suas tropas para conquistar as nações situadas ao longo da costa, no mar Mediterrâneo.

A Fenícia fora escolhida como o primeiro país a ser invadido.

Elias viajou durante dias até chegar ao vale onde ficava a cidade de Sarepta, que seus habitantes conheciam como Akbar. Diante de uma de suas portas, ao entardecer, uma mulher juntava lenha. A vegetação do vale era rasteira, de modo que ela precisava se contentar com pequenos gravetos secos.

“Quem é você?”, perguntou.

“Sou uma pobre viúva, que perdeu seu marido num dos navios de meu país. Jamais vi o oceano, mas sei que é como o deserto: mata quem o desafia.”

“Traga-me uma vasilha de água para beber”, disse Elias.

A mulher deixou a lenha de lado e já ia entrando na cidade para fazer o que o homem lhe pedira quando ele a segurou pelo braço.

“Traga-me também um bocado de pão.”

“Você não é daqui”, disse ela. “Pela maneira de falar, deve ser do reino de Israel. Se me conhecesse melhor, saberia que nada tenho.”

“Mas a cidade não é rica?”

“Os pobres existem sempre, não importa quanto sejam ricas as cidades.”

Diz a Bíblia:

“Ela respondeu: tão certo como vive o Senhor teu Deus nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija. Vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-los para mim e para meu filho. Comeremos e morreremos.
“Elias disse: ‘Não temas; vai e faze o que disseste. Mas, antes, faze dele para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui fora. Depois fará o mesmo para ti mesma e para o teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: a farinha da tua panela não se acabará e o azeite de tua botija não faltará, até o dia em que o Senhor faça chover novamente sobre a terra’.”

A mulher fez segundo a palavra de Elias, embora não acreditasse no Deus de Israel. “Nossos deuses são mais poderosos e nosso país mais forte. Mas este homem é pobre, e precisa de ajuda; eu farei o que está pedindo, só para alegrá-lo.”

Foi até sua casa, e voltou com o pedaço de pão.

“Hospeda-me contigo, porque sou perseguido em meu país”, disse Elias.

“Que crime o senhor cometeu?”, perguntou ela.

“Sou um profeta do Senhor. Jezabel mandou matar todos que se recusaram a adorar os deuses fenícios.”

Ela olhou com piedade para o rapaz à sua frente. Tinha os cabelos grandes e sujos; usava uma barba ainda rala, como se desejasse parecer mais velho do que realmente era.

“Qual a sua idade?”

“Trinta e dois anos”, respondeu Elias.

“Se você é inimigo de Jezabel, é também meu inimigo. Ela é uma princesa de Tiro, cuja missão — ao casar- -se com seu rei — foi converter seu povo à verdadeira fé. Nossos deuses habitam no alto do Monte Cinco há muitas gerações, e conseguem manter a paz em nosso país.”

E continuou:

“Israel, porém, vive na guerra e no sofrimento. Como podem continuar acreditando no Deus Único? Deem tempo a Jezabel de realizar seu trabalho e verão que a paz reinará também em suas cidades.”

“Já escutei a voz do Senhor”, respondeu Elias. “Vocês, porém, nunca subiram no alto do Monte Cinco para saber o que existe por lá.”

“Quem subir aquele Monte será morto pelo fogo dos céus. Os deuses não gostam de estranhos.”

Ela parou de falar. Lembrara-se de que, naquela noite, sonhara com uma luz muito forte. Do meio daquela luz saía uma voz dizendo: “Recebe o estrangeiro que te procurar”.

“Hospeda-me contigo, porque não tenho onde dormir”, insistiu Elias.

“Já lhe disse que sou pobre. Mal tenho para mim mesma e meu filho.”

“O Senhor pediu que me deixasses ficar, Ele nunca abandona quem ama. Faz o que te peço.”

Confusa com o sonho daquela noite, e mesmo sabendo que o estranho era inimigo de uma princesa de Tiro, a mulher resolveu obedecer.

fim da amostra…


Tags: ,