Livro ‘Aprenda como Einstein’ por Steve Allen

Livro 'Aprenda como Einstein' por Steve Allen
Ser um gênio não tem nada a ver com o conhecimento, mas sua principal característica é a capacidade de aprender, e é isso que você vai aprender neste livro. Este breve livro foi projetado apenas para você. Ele contém uma coleção de técnicas de aprendizagem garantidas para você reter mais informações e aprender mais rápido, mesmo que seja um tópico que não seja sua paixão. Aprender a aprender é uma das habilidades mais valiosas que você pode desenvolver, é a chave no sucesso acadêmico, nos negócios, na liderança, relacionamentos pessoais e em todas as áreas da vida. Não é surpresa que as pessoas mais bem-sucedidas do mundo declarem isso...
Capa comum: 112 páginas
Editora: Createspace Independent Publishing Platform (3 de setembro de 2017)
Idioma: Português
ISBN-10: 1976071119
ISBN-13: 978-1976071119
Dimensões do produto: 12,7 x 0,7 x 20,3 cm 

Melhor preço cotado ⬇️

Leia trecho do livro

Como ler este livro

Este livro foi projetado para ser uma ferramenta prática com técnicas para serem aplicadas imediatamente. No entanto, foi necessário começar com alguns capítulos teóricos sobre o funcionamento do cérebro e da memória, embora eu tenha me esforçado para reduzi-los de forma a manter a essência e ser breve e prático.

Eu recomendo que você leia cada capítulo na ordem apresentada, e resista à tentação de pular informações, pois estou certo de que em cada capítulo você vai encontrar uma pérola de sabedoria que irá marcar positivamente a sua jornada para adotar a mentalidade de um gênio.

Vejo você no final do livro!

Introdução

Quando eu era mais jovem, eu nunca me destaquei em minhas turmas. Eu não sabia estudar ou como aprender. Esperava sempre até a última noite para tentar colocar todas as informações em meu cérebro, antes de uma prova que tinha sido agendada meses atrás. Eu era péssimo em fazer anotações e confiava em meus amigos para me ajudarem. Em suma, era um péssimo aluno. Simplesmente eu não me importava em aprender e preferia gastar tempo fazendo outras coisas.

No entanto, aconteceu algo na universidade que mudaria meu mundo para sempre. Eu queria impressionar uma garota da minha turma. Esta é uma motivação nobre e poderosa que pode ser um impulso para muitas mudanças na vida de um jovem homem. Eu tive a sorte de me sentar bem atrás dela e ela estava constantemente virando para trás e pedindo ajuda. No entanto, no início me senti arrasado porque eu percebi que não tinha ideia de como responder às suas perguntas. E se ela começasse a perguntar para os outros rapazes? Eu não queria isso!

Com isso em mente, comecei a estudar e aprender para que ela tivesse motivos para continuar a se virar e falar comigo. É incrível o que você pode fazer quando tem a motivação certa. Comecei a usar um conjunto enorme de técnicas de memorização e de aprendizagem. E finalmente, eu passei no curso com uma das melhores notas em minha carreira acadêmica, embora isso não tenha me levado a lugar algum.

Ainda assim, eu descobri que quando se tem um objetivo ou propósito em mente, é possível realizar muito mais do que se pensa. No entanto, na maioria das vezes, não temos esse tipo de motivação. A maioria das coisas que aprendemos ou estudamos são por obrigação e não temos prazer em aprender. Mas você está aqui novamente, diante de um livro tentando aprender mais sobre um tema específico.

Quer seja para o seu trabalho ou apenas para conhecimentos gerais, pode ser realmente difícil absorver e manter novos conhecimentos em sua cabeça quando está tentando manter o resto de sua vida em ordem. Em algum momento a aprendizagem deixa de parecer algo fácil. Mas não desanime, isso acontece porque você tem aprendido apenas instintivamente e neste livro vamos resolver isso.

O segredo está em aprender a aprender. Há uma arte nisso, e quando você for capaz de dominá-la terá uma habilidade por toda a sua vida. Muitas pessoas não percebem que têm a capacidade de aprender e de ser inteligente. Eles pensam que é algo com que se nasce ou não, mas isso está longe de ser verdade, e você pode aprender a aprender como um gênio.
Este livro foi desenhado para você. Ele contém uma coleção de técnicas de aprendizagem garantidas para reter mais informações e aprender mais rápido, mesmo um tópico que você não aprecie.

Aprender a aprender é uma das habilidades mais valiosas a serem desenvolvidas, é a raiz do êxito acadêmico, nos negócios, na liderança, em relacionamentos pessoais e em todas as áreas da vida. Não é nenhuma surpresa que as pessoas mais bem-sucedidas no mundo definam dessa forma, mas a surpresa é que os métodos para pensar claramente e aprender de forma eficiente podem ser ensinados e aprendidos.

Nosso cérebro tem capacidades incríveis, mas infelizmente não vem com um manual de instruções. Meu objetivo neste livro é lhe ensinar a usar seu cérebro para se tornar um aprendiz melhor. O que você vai aprender é baseado em pesquisas sólidas sobre a neurociência moderna, psicologia cognitiva, e também na experiência de dezenas de profissionais, líderes em técnicas de aprendizagem acelerada.

Se você é um novato ou um perito, neste livro vai encontrar novas ferramentas para melhorar suas habilidades e técnicas para aprender.

Vou ajudar você a transformar a maneira como pensa sobre o processo de aprendizagem, reduzir a sua frustração e aumentar a sua compreensão e retenção das informações. Para ler este livro não precisa ter conhecimento aprofundado sobre qualquer assunto em particular. Você só tem que aprender essas técnicas e aplicá-las imediatamente.
Bem-vindo a esta emocionante jornada de auto-descoberta. Vamos começar!

A mentalidade de um gênio

Quero que feche os olhos por um minuto e imagine um gênio. Pense em quem vem a sua mente e observe as coisas adicionais que aparecem em sua mente quando você pensa nesta pessoa. Você provavelmente vai pensar em alguém como Albert Einstein ou Steven Hawking.

Vamos olhar com um pouco mais de atenção. O que você está pensando sobre essa pessoa? Pensa nessa pessoa como um professor? Como um cientista? Ou talvez você olhe para a sua aparência extravagante?

Mas você pensou nesta pessoa como um estudante que precisa aprender? Provavelmente não. Quando pensamos em um “gênio“, muitos de nós assumimos que ele é uma pessoa inteligente e capaz que sabe o que está acontecendo no mundo e que sabe o que tem que fazer. Poucos pensam em um gênio como uma pessoa que precisa aprender, ou que está aprendendo algo novo.

Preciso que tire esse preconceito da sua cabeça. Um gênio, ou uma mentalidade de gênio, não precisa saber tudo. Na verdade, não precisa saber nada para ter a mentalidade de um gênio. Ser um gênio não tem nada a ver com o conhecimento, mas sua principal característica é a capacidade de aprender, e é isso que você vai aprender a desenvolver nos capítulos seguintes.

Para permitir que sua mentalidade evolua, é preciso esquecer tudo o que sabe sobre a aprendizagem e abraçar uma nova maneira de fazer as coisas. Nunca presuma que há apenas uma maneira de aprender, e não se apegue aos padrões de aprendizagem que tem usado até agora. Provavelmente esses métodos funcionaram no passado, mas não estão lhe dando os resultados que você: deseja no momento.

Neste livro a palavra mais importante é “mentalidade”, e nós começaremos falando sobre um conceito chamado “mentalidade de crescimento”. A pesquisadora Carol Deck realizou uma infinidade de pesquisas sobre o assunto, e descobriu que as pessoas têm uma mentalidade de crescimento ou uma mentalidade fixa.

As pessoas com mentalidade fixa acreditam que a inteligência e a capacidade de aprendizagem são inatas, imutáveis e geneticamente determinadas. De um lado, as pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que a inteligência e a habilidade de aprendizagem é resultado de esforço e muito trabalho. Esta é uma extensão do mito que iremos discutir mais tarde sobre o entendimento de que tem um limite genético para suas habilidades.

Em estudos posteriores, Dweck descobriu que as pessoas com mentalidade fixa tendiam a aprender com mais dificuldades do que as pessoas com mentalidade de crescimento, porque acreditavam que se não eram imediatamente proficientes em algo, isso significava que estavam geneticamente destinados a serem ruins. Para as pessoas de mentalidade fixa, o êxito é um sinal de onde devem concentrar seus esforços, e o fracasso um sinal de algo que devem evitar, uma vez que não acreditam que podem melhorar. Por outro lado, as pessoas com mentalidade de crescimento abordam novos temas com uma expectativa de luta e desafio, e sabem por experiências passadas que o trabalho árduo pode ajudá-los a superar o que no início parece impossível. A mentalidade de crescimento gera a crença otimista de que você pode realizar quase tudo se investir trabalho e tempo suficiente.

A importância da pirâmide de aprendizagem

Uma das chaves para aprender é compreender a pirâmide de aprendizagem. Muitas pessoas questionam a precisão da pirâmide, mas eu diria que não deve ser tomada como exata, mas como um guia que demonstra o que realmente importa. A pirâmide é a seguinte:

  • Você retém 5% da informação quando ouve uma conferência.
  • Você retém 10% quando lê algo.
  • Você retém 20% mediante o processamento audiovisual.
  • Você retém 30% quando lhe demonstram algo.
  • Você retém 50% em uma discussão em grupo.
  • Você retém 75% quando faz algo.
  • Você retém 90% ao ensinar a outros.

Como você pode ver, os números exatos não são tão importantes e a ordem pode ser diferente para algumas pessoas, mas as extremidades do espectro são absolutamente verdadeiras. Quanto mais proativamente você processar e participar na análise da informação, melhor a manterá e aprenderá. Da mesma forma, quanto mais passivamente você consumir a informação sem um segundo processamento, menos você vai reter e aprender.

Vamos ver um exemplo. Se você quiser aprender sobre a história da humanidade, é verdade que você pode aprender muito ao processar as informações passivamente. Você poderia tomar notas ou assistir a um documentário, e seria facilmente considerado como alguém instruído sobre o assunto. No entanto, imagine quanto mais você aprenderia se dissecasse e discutisse com outras pessoas a história do império romano, a revolução industrial, ou criasse um vídeo para mostrar como Cristóvão Colombo navegou através do oceano Atlântico. Imagine como a sua capacidade de revisar e analisar informações “aprendidas” iria melhorar se você permitisse que outras pessoas fizessem perguntas. É um nível muito diferente de aprendizagem que ocorre quando “você arregaça as mangas” e realmente processa um tema em comparação com apenas ler sobre ele.

2 conceitos para dominar novas habilidades

Agora vou compartilhar com você dois conceitos que irão lhe proporcionar muitos benefícios em seu caminho até o domínio de qualquer habilidade, então eu espero que você os tenha sempre em mente enquanto aprende uma nova habilidade.

Conceito 1: Mantenha o foco na aprendizagem acelerada

A aprendizagem acelerada é uma ideia defendida pelo autor, empreendedor e hacker da vida Tim Ferriss. Este conceito desafia diretamente muitas das noções pré-concebidas que as pessoas têm sobre a autoeducação, como a quantidade de tempo necessário para dominar uma nova habilidade e a dificuldade para um adulto dominar algo novo.

Comentário: Tim Ferriss é um autor proeminente que se tornou conhecido por seu Podcast (uma espécie de programa de rádio da Internet), em que ele entrevista pessoas de destaque global em suas áreas de experiência (investimentos, esportes, arte, negócios, etc.), tentando extrair suas estratégias, técnicas, rotinas e ferramentas. Entre seus convidados estão Arnold Schwarzenegger, Jamie Foxx, Tony Robbins, Maria Popova, Malcolm Gladwell, e outros. Eu recomendo que você o escute em http://tim.blog/podcast, embora no momento seja apenas em inglês.

O conceito básico de aprendizagem acelerada é a regra 80/20, também conhecida como o princípio de Pareto, que afirma que 80% das coisas que aprendemos vêm de 20% de nossos esforços. A chave para a aprendizagem acelerada é identificar que 200% de qualquer capacidade de trabalhar exclusivamente em algo, embora não faça de você um perito da habilidade, o fará melhor do que a maioria.

Para mostrar suas ideias sobre a aprendizagem acelerada, Ferriss criou um programa em vídeo que põe a prova suas ideias sobre a aprendizagem acelerada em adultos em um ambiente real. Em alguns capítulos de seu programa, ele se desafia a aprender a tocar bateria, aprender uma nova língua, surfar grandes ondas e desenvolver outras atividades que são consideradas habilidades difíceis para adultos. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, ele se dá um prazo de apenas cinco dias para dominar as habilidades. Finalmente, e para resumir, Tim alcança com êxito seus desafios por várias razões:

  • Recebe instrução a nível mundial com as melhores pessoas em cada disciplina.
  • Ao falar com verdadeiros professores, pode assimilar os 20% da informação essencial que irá ajudá-lo a ser “bom o suficiente”.

fim da amostra…


Tags: ,