OSHO – Eu tenho mantido um segredo a minha vida inteira

Eu gostaria de dizer algo que eu tenho mantido em segredo a minha vida toda: Uma bela manhã Buda saiu para uma caminhada com seu cuidador discípulo Ananda. Era Outono, as árvores estavam quase despidas e todas as folhas estavam espalhadas pelo caminho, e o vento balançava as arvores, e as folhas ficavam emitindo lindos sons.

Caminhando naquelas folhas, Buda estava imensamente feliz… a música das folhas secas. Ele pegou algumas folhas em sua mão. Ananda lhe perguntou, “eu tenho pensado sempre em lhe perguntar uma coisa, mas a privacidade é algo tão difícil. Você sempre esta cercado de pessoas. Hoje, você esta sozinho na floresta, e eu não posso resistir tentação. Quero lhe perguntar: Você nos contou tudo, / ou você manteve alguns segredos?”

Buda disse, “Você vê as folhas na minha mão? E você vê as folhas espalhadas por toda floresta?” Ananda disse, “Sim, eu vejo, mas eu não entendo que isso seja a resposta” Buda disse, “você entendera.” Eu falei desta quantia, e mantive em segredo todas essas folhas que estão espalhadas pela floresta.” Minha situação é diferente. Eu contei toda a floresta; eu mantive em segredo apenas uma coisa, apenas uma folha.

Buda declarou antes de morrer que retornaria após vinte e cinco séculos, e que seu nome seria Maitreya. Maitreya significa amigo. Budas não retornam; nenhuma pessoa iluminada jamais retorna, então é apenas uma maneira de dizer… O ele estava dizendo era de enorme importância.

Não tem nada a ver com o retorno dele; ele não pode retornar. O que ele quis dizer é que a velha relação entre mestre e o discípulo se tornaria irrelevante em vinte e cinco séculos. Era a sua clareza em termos de percepção ele não estava prevendo nada apenas sua clareza de enxergar que as coisas estão mudando, assim como mudaram no passado e continuarão mudando. Levaria pelo menos vinte e cinco séculos para a relação mestre e discípulo se tornasse obsoleta então o mestre iluminado se tornará apenas o amigo.

Eu sempre quis apenas não ser um mestre para ninguém. Mas as pessoas querem um mestre, elas querem ser discípulos então, eu interpretei esse papel. É chegada a hora na qual devo dizer que muitos de vocês estão prontos para me aceitar como amigo. Aqueles que estão em sintonia comigo continuamente, sem cessar, são os únicos amigos de verdade.


Tags: