OSHO – A diferença entre Vontade e desejo

A diferença entre vontade e desejo é grande, embora elas pareçam similares. Desejo é sempre por coisas. Mais dinheiro, mais prestígio, mais respeito, mais conhecimento, mais virtude, um lugar melhor no além isso tudo é desejo.

Desejos, podem ser milhares porque existem milhares de coisas no mundo que podem se tornar objetos de desejo. Um desejo sempre necessita de um objeto.

Vontade não é objetiva; ela não quer algo mais para ela. Vontade é simplesmente a própria força da vida, que procura afirmar-se em sua totalidade, em sua plenitude para trazer todas as flores que estão escondidas em você para que você seja você mesma.

A vontade sabe apenas de uma coisa que é você e seu futuro dourado. Você agora, é apenas uma semente. Mas você pode se tornar uma grande árvore, e alcançar as estrelas.

Vincent van Gogh, um dos mais significativos pintores holandeses, também foi considerado, como Nietzsche, um louco. Ele também teve que viver num sanatório, e ele não era um homem perigoso; suas pinturas não estavam de acordo com as ideias das pessoas.

Estranho, neste mundo você não esta nem mesmo livre para pintar alguma coisa de acordo com suas próprias ideias, isso não prejudica ninguém. Ele pintou suas árvores tão altas que as estrelas foram deixadas para trás elas chegaram acima das estrelas.

Naturalmente, as pessoas perguntavam sempre “Isto é loucura, onde você viu essas árvores, acima das estrelas?” e suas respostas eram sempre imensamente significativa. Ele costumava dizer “para mim as árvores representam a vontade da terra. A terra está tentando chegar mais alto do que as estrelas, e vocês um dia verão que a terra conseguiu.”

Isso é apenas o começo, é por isso que você vê arvores tão altas. Mas eu consigo ver lá longe no futuro.”


Tags: