Livro ‘Um mundo dividido’ por Roberto DaMatta

"Um Mundo Dividido", clássico da antropologia brasileira, revela a complexidade dos Apinayé e suas conexões com a cultura brasileira, oferecendo insights fundamentais sobre dinâmicas sociopolíticas e ideológicas.

Um Mundo Dividido é um clássico da antropologia brasileira. Escrito no final dos anos 1960 e publicado em 1976, o livro trata dos Apinayé. Povo indígena de língua Jê, que havia despertado o interesse etnológico por conta de seu intricado sistema de metades, que parecia diferente de todos os tipos sociais conhecidos pela antropologia da época. Com fina sensibilidade etnográfica DaMatta resolveu o enigma, fornecendo a descrição correta da estrutura Apinayé, mostrando que a suposta excepcionalidade era resultado de um mal entendido etnográfico. Além disso revelou o fascinante dualismo Apinayé, abrindo caminho para uma renovação conceitual na antropologia brasileira. Rompeu com a visão das sociedades indígenas como estruturas sociais fixas ou indiferenciadas, e chamou atenção para o dinamismo sociopolítico e a complexidade dos Apinayé. Percebeu também uma tensão entre vetores hierárquicos e vetores igualitários no interior de uma sociedade indígena, contribuição inestimável e insight antropológico fundamental…

Editora: ‎Rocco Digital; 1ª edição (17 novembro 2023); Páginas: ‎340 páginas; ISBN-13: 978-6555323900; ASIN: B0CLQ86Z63

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: Roberto DaMatta é um antropólogo brasileiro conhecido por seu trabalho em festividades e identidade nacional. Graduado em história pela Universidade Federal Fluminense, ele obteve seu doutorado pela Harvard University. Roberto DaMatta é professor emérito de antropologia na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. Suas pesquisas abrangem antropologia social, teoria antropológica, rituais e símbolos, cinema, modernização e identidade nacional. Além disso, ele escreveu vários livros, incluindo “Carnavais, Malandros e Heróis”, um estudo sobre a importância do carnaval na sociedade brasileira.


Tags: ,