Livro ‘Sobre literatura e história’ por Júlio Pimentel Pinto

Baixar PDF 'Sobre literatura e história' por Júlio Pimentel Pinto

Um livro singular que faz do cruzamento entre história e ficção uma trama de diálogos entre alguns dos principais nomes da literatura do século XX do nosso continente. Como um historiador lê a literatura? Como a ficção se relaciona com a história? Júlio Pimentel Pinto oferece neste livro respostas sensíveis e inteligentes a essas perguntas. Mediante uma escrita prazerosa, ele nos convida a indagar sobre os caminhos possíveis de serem traçados entre os protocolos discursivos da história e as formas especulativas da ficção, sinalizando não apenas a permeabilidade de seus limites, mas, sobretudo, a distinção que as legitima enquanto práticas e saberes. A partir da leitura de autores como Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Ricardo Piglia, Octavio Paz, Juan Carlos Onetti, Milton Hatoum, Edgar Allan Poe, José Martí, Sousândrade, Raymond Chandler, entre outros, Júlio Pimentel Pinto coloca em evidência indagações compartilhadas entre o fazer do historiador e o do escritor…

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (5 março 2024); Páginas: ‎272 páginas; ISBN-13: 978-8535936575; ASIN: B0CSHKX5V7

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: JÚLIO PIMENTEL PINTO é professor no departamento de história da Universidade de São Paulo (USP) e autor, entre outros, de Uma memória do mundo: Ficção, memória e história em Jorge Luis Borges (Estação Liberdade, 1998) e A pista & a razão: Uma história fragmentária da narrativa policial (e-galáxia, 2019).


Tags: , , ,