Crônica de uma cidade, seus escritores e artistas. Bienvenue à Paris é uma obra da jornalista e tradutora Rosa Freire d’Aguiar que oferece um retrato vivo da Paris dos anos 1970 e 1980, onde trabalhou como correspondente internacional. A autora reconstitui a atmosfera efervescente da cidade, desde cafés e livrarias até os movimentos sociais e políticos que marcavam a época. Com um estilo de jornalismo literário, Rosa descreve momentos históricos e culturais, incluindo a chegada do Concorde e a devolução do Sinai ao Egito, capturados e enviados por telex ao Brasil. O livro traz 21 entrevistas com figuras icônicas, como Alain Finkielkraut, Ernesto Sabato, Françoise Giroud, Georges Simenon e Romain Gary, que enriqueceram a história cultural do século XX.
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (24 outubro 2023); Páginas: 360 páginas; ISBN-13: 978-8535935516; ASIN: B0CFG3DTRS
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Rosa Freire d’Aguiar, nascida no Rio de Janeiro, foi correspondente em Paris das revistas Manchete e IstoÉ nas décadas de 1970 e 1980. Retornou ao Brasil em 1986 e desde então se dedica à edição e tradução literária. Ela recebeu diversos prêmios, incluindo o da União Latina de Tradução Científica e Técnica por O universo, os deuses, os homens, de Jean-Pierre Vernant; o Jabuti por A elegância do ouriço, de Muriel Barbery; e o Biblioteca Nacional por Bússola, de Mathias Enard.
Resumo: Rosa Freire d’Aguiar revisita a efervescente Paris dos anos 1970 e 1980, narrando memórias e entrevistas com grandes nomes da cultura e política, oferecendo um retrato vibrante da cidade e da época.