Livro ‘Orfeu Extático na Metrópole’ por Nicolau Sevcenko

Baixar PDF 'Orfeu Extático na Metrópole' por Nicolau Sevcenko

Estudo de história da cultura que analisa o impacto das novas tecnologias nos processos de metropolização, tendo como ponto de partida a cidade de São Paulo e sua produção literária e jornalística nos anos 20, os ímpetos revolucionários, a explosão da arte moderna e o delírio frenético do jazz. Orfeu, herói da mitologia grega, era louvado como o celebrante da música, da exaltação e do êxtase coletivo. Neste estudo sobre o impacto das novas tecnologias nos processos de metropolização, Nicolau Sevcenko usa as imagens dos rituais órficos como um emblema. O cenário é a cidade de São Paulo nos anos 20, quando passava pelo boom de crescimento e urbanização que a transformaria numa metrópole moderna. O frêmito das tecnologias mecânicas de aceleração se transpõe para os corpos e as mentes por meio de celebrações físicas, cívicas e míticas no espaço público…

Editora: ‎Companhia das Letras; 2ª edição (27 fevereiro 2024); Páginas: ‎544 páginas; ISBN-13: 978-8535934823; ASIN: B0CQ3Y8D6W

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: NICOLAU SEVCENKO formou-se em história na Universidade de São Paulo. Foi professor da USP, da PUC-SP e da Unicamp, além de professor visitante da Georgetown University, da Universidade de Illinois e do King’s College da Universidade de Londres, onde também foi membro do Center for Latin American Cultural Studies. Autor de vários livros, entre eles Literatura como missão, Orfeu extático na metrópole e A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa, foi professor titular da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade Harvard até 2014, ano de seu falecimento.


Tags: , , ,