Livro ‘O último dos copistas’ por Marcílio França Castro

Baixar PDF 'O último dos copistas' por Marcílio França Castro

Neste romance híbrido que mescla ensaio e literatura, fato e ficção, com um estilo envolvente e arrojado, a história esquecida de uma figura do século XVI se revela uma janela para compreender o contemporâneo. O último dos copistas estabelece Marcílio França Castro como um dos autores de maior destaque no cenário contemporâneo. Os copistas são figuras fantasmagóricas que assombram a literatura. Aqui o ponto de partida é Ângelo Vergécio, um copista do século XVI cuja caligrafia deu origem à fonte Garamond. Um enigma de sua vida move, no século XXI, na passagem do analógico ao digital, a história de amizade entre um revisor e uma ilustradora em uma pequena casa editorial. Trata-se de uma relação platônica que parece se concretizar através de uma obsessão compartilhada por desvendar detalhes da vida de Vergécio, conduzindo o enredo ainda por cidadezinhas da Europa que conhecemos através de cartões-postais intrigantes…

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (19 março 2024); Páginas: ‎208 páginas; ISBN-13: 978-8535936780; ASIN: B0CSH3RBSN

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: MARCÍLIO FRANÇA CASTRO nasceu em Belo Horizonte em 1967. Mestre em estudos literários pela UFMG, publicou, entre outros livros, Histórias naturais e Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse, pelo qual recebeu o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional.


Tags: ,