Livro ‘O Tribunal’ por Felipe Recondo & Luiz Weber

Baixar PDF 'O Tribunal' por Felipe Recondo & Luiz Weber

Os bastidores da resistência do STF ao populismo autoritário, entre a eleição de Bolsonaro e o golpe frustrado de 8 de janeiro de 2023. O Supremo Tribunal Federal foi a instituição republicana mais atacada pelo bolsonarismo ao longo do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar de suas muitas idiossincrasias e disputas internas, o STF atuou com eficiência e unidade na guerra sem quartel da qual foi alvo preferencial entre 2019 e 2022, dentro e fora das redes sociais. Através de instrumentos jurídicos inusuais, como o inquérito das fake news, e articulações de bastidores com políticos e militares, os ministros da Corte batalharam em duas frentes intimamente relacionadas: defender o tribunal e combater o autoritarismo do Executivo. Felipe Recondo e Luiz Weber narram passo a passo os eventos políticos e judiciais que engendraram a resistência individual e coletiva dos ministros do Supremo contra a erosão da democracia brasileira.

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (17 novembro 2023); Páginas: ‎264 páginas; ISBN-13: 978-8535936025; ASIN: B0CHXP9ZQQ

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: FELIPE RECONDO é jornalista. Trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, entre outros veículos. Em 2012, recebeu o prêmio Esso de Jornalismo. Entre outros livros, publicou Tanques e togas (2018) e, com Luiz Weber, Os onze (2019), ambos pela Companhia das Letras. Integra o conselho consultivo do projeto História Oral do Supremo, da FGV Direito Rio, e é sócio fundador do JOTA. LUIZ WEBER é jornalista, advogado, especialista em direito constitucional e mestre em ciência política pela UnB. É diretor de jornalismo da sucursal do SBT em Brasília. Entre outros veículos, também na capital federal, foi diretor de redação da revista Época e chefe de redação de O Estado de S. Paulo.


Tags: ,