Livro ‘O fabuloso e triste destino de Ivan e Ivana’ por Maryse Condé

Baixar PDF 'O fabuloso e triste destino de Ivan e Ivana' por Maryse Condé

Em O fabuloso e triste destino de Ivan e Ivana, Maryse Condé narra a história de gêmeos unidos por uma força inexplicável e um amor único. A edição brasileira conta ainda com prefácio da filósofa e feminista negra Djamila Ribeiro. Ivan e Ivana são irmãos gêmeos tão parecidos, que um olhar desavisado é capaz de confundi-los. Quando nasceram, em Dos d’Âne, um vilarejo pobre em Guadalupe, a pequena ilha caribenha, trouxeram alegrias infinitas à sua mãe, Simone, já acostumada ao advento de múltiplos em sua família. Inseparáveis, eles desfrutam das delícias do mundo nos primeiros anos de vida: o mar, a areia, a música e os carinhos. O tempo, porém, deixou marcas muito diferentes em cada um. Ivana logo se revela doce e servil – sonha em ser enfermeira ou policial para ajudar as pessoas. Ivan, por outro lado, se revolta com a condição em que vê a si e aos seus – a miséria e o racismo lhe ferem fundo, e ele não consegue compreender por que o mundo é assim…

Editora: Rosa dos Tempos; 1ª edição (12 fevereiro 2024); Páginas: ‎264 páginas; ISBN-13: 978-6589828266; ASIN: B0CRVYLLJ6

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: Maryse Condé (Guadalupe, 1934) é professora emérita de francês e filologia românica nas universidades de Columbia e Harvard. É autora de mais de vinte livros de diversos gêneros literários. Em 2018, recebeu o Prêmio New Academy de Literatura, láurea criada como alternativa ao Prêmio Nobel, suspenso naquele ano após denúncias de violência sexual envolvendo integrantes da instituição. Em 2021, foi agraciada com o Cino del Duca, principal premiação francesa destinada a reconhecer os maiores responsáveis pela divulgação de ideias humanistas. No Brasil, a Rosa dos Tempos publica também seus romances Eu, Tituba: bruxa negra de Salem e O evangelho do novo mundo.


Tags: , ,