Livro ‘O Animal Social’ por Elliot Aronson

"O Animal Social" é um livro que explora o comportamento humano, desde preconceito até ética, com exemplos da vida real e rigor científico.

Por que uma pessoa gosta de outra? O que leva um cidadão honesto a tomar uma atitude reprovável ou imoral? Como surgem o preconceito e a agressividade? O que faz alguém desprezar as próprias raízes para seguir uma organização terrorista ou seita religiosa dúbia? Essas são algumas das perguntas discutidas neste clássico das ciências humanas. “O Animal Social”, publicado pela primeira vez em 1972, destaca-se por sua qualidade científica, texto instigante e tema abrangente: o comportamento humano. Escrito por Elliot e Joshua Aronson, é uma referência na psicologia social, explicando a relevância dessa área de pesquisa para compreender e potencialmente resolver problemas contemporâneos. Discute questões como preconceito, violência cultural, efeitos da comunicação de massa, atração pessoal, bullying, política, propaganda e ética. A obra mantém rigor acadêmico, mas é acessível, com uma narrativa leve e exemplos da vida real. Ao explorar as motivações humanas, oferece uma reflexão sobre ações pessoais e comportamentos sociais.

Editora: ‎Goya; 1ª edição (10 novembro 2023); Páginas: ‎740 páginas; ISBN-13: 978-8576576006; ASIN: B0CL8D26GY

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: JOSHUA ARONSON é psicólogo social e professor associado de psicologia aplicada na Universidade de Nova York. Autor de vários artigos acadêmicos, é reconhecido por sua atuação nas áreas de pesquisa e ensino. Seus trabalhos abordam principalmente psicologia do desenvolvimento, estereótipo e autoconceito. ELLIOT ARONSON, um dos psicólogos mais ilustres e versáteis do nosso tempo, lecionou nas universidades Harvard, de Minnesota, do Texas e da Califórnia. Entre muitos títulos e premiações, recebeu o reconhecimento da Associação Americana de Psicologia por sua contribuição científica, sendo o único profissional a ter vencido nas três principais categorias acadêmicas: escrita, ensino e pesquisa. Sua principal área de interesse é a influência social no comportamento humano. Atualmente, é professor emérito da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, cidade onde mora com a esposa.


Tags: , ,