Livro ‘Guerra e Política em Psicanálise’ por Joel Birman

Baixar PDF 'Guerra e Política em Psicanálise' por Joel Birman

Em Guerra e política em psicanálise, o premiado psicanalista Joel Birman refaz o percurso freudiano sobre o conceito de guerra e suas relações com a política e a fundação da psicanálise. Após o fim da Guerra Fria, com a vitória da democracia liberal e da economia capitalista de livre mercado, segundo a proposição do fim da história de Francis Fukuyama, acreditava-se que a humanidade atingiria o equilíbrio. Porém, nos anos seguintes à queda do Muro de Berlim, com a eclosão da guerra entre Estados Unidos e Iraque, o mundo vem assistindo a intensos banhos de sangue promovidos pela maior potência das Américas, em sua tentativa de colonizar o Oriente. Num novo limiar de historicidade, identidades culturais e religiosas se tornaram, então, a principal fonte de conflito em todo o mundo, confirmando a tese do choque de civilizações, de Samuel P. Huntington. Nesse sentido, a soberania dos países passou a ser colocada em risco…

Editora: ‎Civilização Brasileira; 1ª edição (5 fevereiro 2024); Páginas: ‎160 páginas; ISBN-13: 978-6558021230; ASIN: B0CRVYQ3QJ

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: Joel Birman é professor titular e professor aposentado no Instituto de Medicina Social da Uerj. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, pós-doutor pela Université Paris VII, é membro de honra do Espace Analytique. Foi premiado três vezes com o Jabuti, categoria Psicanálise e Psicologia, e recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, categoria Ensaio Social, da Biblioteca Nacional. Pela Civilização Brasileira, publicou  Ser justo com a psicanáliseO trauma na pandemia do CoronavírusCartografias do avessoCadernos sobre o malMal-estar na atualidadeGramáticas do erotismoArquivos do mal-estar e da resistênciaO sujeito na contemporaneidade e As pulsões e seus destinos.


Tags: ,