Livro ‘Freud no século XXI’ por Gilson Iannini

Gilson Iannini questiona a relevância da psicanálise no século XXI, explorando sua adaptação às mudanças sociais e tecnológicas. Ele propõe uma definição minimalista da psicanálise, abordando temas como sexo, raça e classe. O livro oferece uma visão inovadora da psicanálise e sua interação com os saberes contemporâneos.

Volume 1: O que é psicanálise? Neste livro, o psicanalista Gilson Iannini parte de uma pergunta aparentemente banal: o que significa ler Freud hoje, em pleno século XXI? Diante das novas formas de subjetividade, de novos usos dos corpos, de novas formas de sofrimento e de novas tecnologias, a psicanálise não seria uma obsoleta peça de museu? Estaria a psicanálise à altura das exigências da contemporaneidade? O autor se fundamenta em experiências concretas para propor uma definição minimalista de psicanálise, condizente com o século XXI, mas sem ceder a modismos. Aborda temas sensíveis, como sexo, raça e classe; desloca lugares comuns do ensino de psicanálise, e também de sua crítica; ajuda a desmontar falsas dicotomias, como a que separa natureza e cultura. Mostra que a meta de uma análise nunca foi a de devolver ao sujeito as capacidades de “amar e trabalhar”, mas de curtir/fruir/gozar e produzir/realizar. De sonhos à inteligência artificial…

Editora: ‎Autêntica Editora; 1ª edição (6 março 2024); Páginas: ‎344 páginas; ISBN-13: 978-6559283798; ASIN: B0CVZ2QN8B

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Gilson Iannini é um profissional versátil na área de psicanálise e filosofia. Ele é psicanalista, membro de importantes organizações psicanalíticas e professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de ter sido professor na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Iannini possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), além de mestrado em filosofia pela UFMG e em psicanálise pela Universidade Paris VIII. Como editor, publicou mais de 90 livros, incluindo as coleções Filô, Obras incompletas de Sigmund Freud e Psicanálise no século XXI. É autor de “Estilo e verdade em Jacques Laca” e coautor, ao lado de Christian Dunker, de “Ciência pouca é bobagem: por que psicanálise não é pseudociência”.


Tags: ,