Quando começou o Antropoceno? Apesar de o termo se popularizar apenas em meados dos anos 2000, a discussão sobre a presença do homem no mundo e sua intervenção na natureza não é nova. Lançado originalmente em 2016, Enfrentando o Antropoceno, do canadense Ian Angus, é um estudo sobre o impacto do homem na Terra. A obra se inicia debatendo a chamada Grande Aceleração, período posterior à Segunda Guerra Mundial apontado como ponto de inflexão na história terrestre, no qual as atividades humanas tornaram-se a força geológica primária que impacta o meio ambiente e seu futuro. Multidisciplinar, o livro analisa não apenas recentes descobertas científicas sobre as causas e as consequências físicas da transição do Antropoceno, mas também as tendências sociais e econômicas que fundamentam a crise, como a queima de combustíveis fósseis e a atuação do capitalismo nos últimos cem anos…
Editora: Boitempo Editorial; 1ª edição (16 outubro 2023); Páginas: 365 páginas; ISBN-13: 978-6557173176; ASIN: B0CL5QGR5K
Clique na imagem para ler trecho
Biografia do autor: Ian Angus nasceu no Canadá, em 1945. Um dos mais conhecidos ativistas ecossocialistas, é editor do Climate & Capitalism, contribui frequentemente com a Mothly Review e fundou a Global Ecosocialist Network.