Livro ‘Cantagalo’ por Fernanda Teixeira Ribeiro

No início do século XX, *Cantagalo* narra o casamento incomum entre a herdeira de um cafezal e o filho de uma escravizada. Vencedor do Prêmio UCCLA, o livro explora gerações de mulheres no pós-abolição em Minas Gerais.

Ambientado no início do século XX, Cantagalo conta a história de uma família que tem sua origem em um casamento arranjado e pouco comum: entre a herdeira de uma fazenda de café e o filho de uma mulher escravizada com um homem branco. A partir dessa união, o romance acompanha as trajetórias das gerações seguintes, incluindo descendentes, empregadas e moradores dos arredores. Vencedor do Prêmio Revelação Literária UCCLA, o livro retrata a vida das mulheres que trabalham no cafezal, conectando suas histórias pessoais ao contexto histórico e social de Minas Gerais no período pós-abolição.

Editora: ‎Todavia; 1ª edição (10 março 2025); Páginas: ‎288 páginas; ISBN: 978-6556927770; ASIN: B0DSGBP3BF

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Fernanda Teixeira Ribeiro, nascida em Uberaba (MG) em 1984, é neurobióloga, jornalista e editora de ciência. Com Cantagalo, venceu o 9º Prêmio Revelação Literária UCCLA-CM Lisboa, tornando-se a primeira mulher a conquistar o prêmio desde sua criação em 2016. O romance, ambientado no Alto Paranaíba, explora temas históricos e sociais no pós-abolição. A escolha do livro é feita de forma anônima, sem que o júri conheça a identidade do autor, destacando o talento de novos escritores lusófonos. Instagram @fernandatribeiro

Resumo: No início do século XX, Cantagalo narra o casamento incomum entre a herdeira de um cafezal e o filho de uma escravizada. Vencedor do Prêmio UCCLA, o livro explora gerações de mulheres no pós-abolição em Minas Gerais.

Tags: ,