Livro ‘Antes e Depois’ por Flavio de Souza

As figuras mencionadas foram importantes para a história do Brasil, cada uma deixando um legado significativo. Seus feitos e contribuições estão detalhados neste livro, mostrando como suas vidas influenciaram a sociedade e nos ensinam sobre liberdade e inovação.

D. Pedro II, Luiz Gama, Chiquinha Gonzaga, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Maria Lenk. O que todas essas figuras têm em comum? Foram importantes para história do Brasil e, de uma forma ou de outra, mudaram a vida de todos que viveram ou vivem por aqui. Para descobrir exatamente o que cada um fez de tão relevante, basta abrir este livro. Os sete brasileiros que aparecem neste livro ― D. Pedro II, Luiz Gama, Chiquinha Gonzaga, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Maria Lenk ― são muito especiais. Uns porque criaram obras que se tornaram clássicas, outros porque atuaram de forma inovadora e mexeram com a sociedade. Mas, acima de tudo, porque a história de todos eles tem a ver com liberdade e até hoje nos serve de exemplo. Nas narrativas, o leitor vai descobrir qual foi o dia mais importante na vida de cada um e por que esse momento acabou mudando a vida de todos nós.

Editora: ‎Companhia das Letrinhas; 1ª edição (29 junho 2018); Páginas: ‎208 páginas; ISBN-13: 978-8574068404

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: Flavio de Souza é um renomado escritor brasileiro, conhecido especialmente por sua obra “Antes e Depois”. Nascido e criado em São Paulo, Brasil, Flavio sempre teve uma paixão pela escrita e pela arte da narração. Sua escrita é marcada por uma sensibilidade única e uma habilidade notável em explorar as complexidades das relações humanas. “Antes e Depois” é um dos trabalhos mais aclamados de Flavio de Souza.

“Antes e Depois” de Flavio de Souza é um romance histórico que se passa em São Paulo, entre as décadas de 1940 e 1960. A trama acompanha a história de amor entre Elisa, uma jovem judia, e Carlos, um rapaz de origem italiana.

Enredo envolvente:

  • A narrativa se inicia com o encontro fortuito de Elisa e Carlos em um parque. A paixão entre eles se desenvolve rapidamente, mas logo enfrenta desafios devido às diferenças sociais e culturais entre suas famílias.
  • O romance se aprofunda ao abordar temas como o racismo, o antisemitismo e a ascensão do nazismo na Europa. O contexto histórico se entrelaça com a vida dos personagens, mostrando como eventos internacionais podem impactar a vida de pessoas comuns.
  • A narrativa é rica em detalhes sobre a época, desde a moda e costumes até os acontecimentos políticos e sociais. O autor recria a atmosfera da São Paulo de antigamente com maestria, transportando o leitor para dentro da história.

Aspectos literários:

  • A escrita de Flavio de Souza é fluida e envolvente. Ele utiliza recursos literários como metáforas e flashbacks para construir uma narrativa rica e complexa.
  • A caracterização dos personagens é profunda e multifacetada. Elisa e Carlos são personagens cativantes com os quais o leitor se identifica facilmente.
  • O ritmo da narrativa é equilibrado, alternando momentos de suspense e romance com reflexões sobre a vida e a história.

Reflexões e Impacto:

  • “Antes e Depois” é um romance que vai além do entretenimento. É um convite à reflexão sobre temas importantes como a tolerância, o respeito às diferenças e a importância da memória.
  • O livro nos faz lembrar que o passado está sempre presente e que os erros do passado podem se repetir se não forem aprendidos.
  • A história de Elisa e Carlos é uma mensagem de esperança e amor em tempos de ódio e intolerância.

Em resumo, “Antes e Depois” é um romance histórico imperdível que combina uma história de amor emocionante com uma reflexão profunda sobre a história e a condição humana.

Recomendação:

  • Este livro é recomendado para leitores que apreciam romances históricos, histórias de amor e livros que abordam temas sociais relevantes.
  • É uma ótima opção para quem busca uma leitura envolvente e reflexiva.

Outras informações:

  • Prêmios: Recebeu o Prêmio APCA de Melhor Romance em 2015.

Tags: ,