Livro ‘A sociedade perfeita’ por João Fragoso

"Na obra 'A Sociedade Perfeita', João Fragoso desvela as origens da desigualdade no Brasil, enraizada nas relações feudais ibéricas. Leitura essencial e fascinante."

As origens da desigualdade social no Brasil. Economistas, sociólogos, antropólogos e historiadores, cada um do seu jeito, vêm tentando explicar o Brasil. Eles nos desnudam, querendo nos mostrar quem somos e por que somos assim, com nossa riqueza e nossa pobreza. Cada autor tenta explicar como é que um país no qual “em se plantando tudo dá” conseguiu chegar ao grau de desigualdade e de pobreza que hoje nos acomete. Nesta obra, escrita com competência e paixão, o historiador João Fragoso apresenta um panorama bastante diferente daquele que enxerga o capitalismo comercial atuando em terras brasileiras. Ele registra a origem da desigualdade exatamente na sobrevivência de relações feudais no mundo ibérico. A sociedade perfeita já nasce como um candidato a livro de referência, de leitura obrigatória, tanto pela farta documentação utilizada quanto pela riqueza de análise. Leitura fascinante e obrigatória.

Editora: ‎Editora Contexto; 1ª edição (29 janeiro 2024); Páginas: ‎405 páginas; ISBN-13: 978-6555413946; ASIN: B0CX5S4YW3

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: João Fragoso, professor titular de História na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2005, tem vasta experiência no magistério superior federal desde 1986. Reconhecido como Pesquisador 1B CNPq, recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Arquivo Nacional de Pesquisa (1º Lugar – 1991) pelo livro “Homens de grossa aventura: acumulação e hierarquia na praça mercantil do Rio de Janeiro, 1790-1830” (1998). Em 2010, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico pela Presidência da República, e em 2015, o Prêmio Jabuti de Ciências Sociais (1º Lugar) em colaboração com Maria de Fátima Gouvêa, pela coleção “O Brasil Colonial” (2013).


Tags: ,