Livro ‘A esquerda não é woke’ por Susan Neiman

Susan Neiman adverte que associar "woke" à esquerda é perigoso, pois suas suposições filosóficas podem minar ideais progressistas.

Se você é woke, você é de esquerda. Se você é de esquerda, você é woke. Nós confundimos os termos, supondo que se você é um, você deve ser o outro. Susan Neiman argumenta que esse é um erro perigoso. A confusão surge porque o woke é preenchido por emoções tradicionalmente de esquerda: o desejo de estar ao lado dos oprimidos e marginalizados, de lidar com crimes históricos. Mas essas emoções são minadas por suposições filosóficas generalizadas de origem reacionária. Como resultado, o wokeism entra em conflito com as ideias que guiaram a esquerda por mais de 200 anos: um compromisso com o universalismo, uma distinção firme entre justiça e poder e uma crença na possibilidade de progresso. Sem essas ideias, o woke continuará a minar seus próprios objetivos e a se desviar, inexorável e involuntariamente, para a direita. Uma das principais vozes filosóficas do debate contemporâneo, Neiman apela com paixão e força para que a esquerda retorne aos ideais que construíram o melhor do mundo moderno.

Editora: ‎Editora Âyiné; 1ª edição (8 março 2024); Páginas: ‎240 páginas; ISBN-13: 978-6559981403

Biografia do autor: Susan Neiman argumenta que o equívoco de associar “woke” à esquerda é perigoso. Embora desperte emoções de esquerda, suas suposições filosóficas podem ser de origem reacionária, conflitando com ideais de universalismo e justiça. Neiman defende um retorno aos valores que moldaram a esquerda moderna.


Tags: , ,