Livro ‘Pequena coreografia do adeus’ por Aline Bei

Em meio aos traumas de uma família desfeita, Julia busca sua identidade e ensaia uma dança entre lembranças e afetos. Aline Bei constrói um retrato comovente sobre amor, abandono e amadurecimento.

Em seu segundo romance, Aline Bei — autora do premiado O peso do pássaro morto — apresenta uma narrativa tão sensível quanto brutal sobre família, amor e abandono. Finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura 2022, Pequena coreografia do adeus acompanha Julia, uma jovem escritora que vive entre os destroços de um lar fragmentado: filha de uma mãe amargurada pelo abandono e de um pai que rejeita o passado, ela cresce sufocada por brigas e ausência de afeto. Na tentativa de entender sua própria identidade e cicatrizar feridas, Julia revisita memórias da infância e adolescência, projeta sonhos e encontra personagens que a ajudam a enfrentar a solidão. Como numa dança íntima, ela se aproxima e se afasta dos pais, traçando sua trajetória de amadurecimento. Com sua prosa única e poética, Aline Bei mais uma vez confirma seu talento ao abordar as complexidades das relações humanas e os traumas que moldam quem nos tornamos.

Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (26 abril 2021); Páginas: 264 páginas; ISBN-13: 978-6559210411; ASIN: B0921MLYWP

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela PUC-SP, em Artes Cênicas pelo Teatro-Escola Célia Helena e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-Rio. Autora de O peso do pássaro morto (vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Toca), Pequena coreografia do adeus (finalista do Prêmio Jabuti) e Uma delicada coleção de ausências (2025), todos publicados pela Companhia das Letras. Atuou como colunista e editora em sites culturais, e participou de eventos literários no Brasil e no exterior, como a Feira Internacional de Guadalajara, Primavera Literária da Sorbonne e Bienais do Livro.

Tags: ,