Livro ‘Não Aguento Mais’ por Padre Alessandro Campos

Leia online 'Não aguento mais' por Padre Alessandro Campos
O novo livro de Pe. Alessandro Campos, o padre sertanejo do Brasil. Um guia de orações e reflexões para os dias atuais. Você tem medo? Vive com ansiedade? Está na solidão? Com a dureza dos últimos tempos, o Padre Alessandro Campos passou a receber inúmeros pedidos de ajuda e questionamentos como esses. Muitas pessoas têm chegado até ele em desespero e a frase mais repetida é: Não aguento mais. Pensando em acolher e ajudar essas pessoas que passam por fases difíceis da vida, Padre Alessandro Campos escreveu este livro como um guia para os tempos atuais. A obra traz uma reflexão por dia, durante 31 dias, acompanhada de uma oração criada especialmente para o momento...
Editora: Principium; 1ª edição (4 maio 2021)  Capa comum: 168 páginas  ISBN-10: 655567010X  ISBN-13: 978-6555670103  Dimensões: 13.5 x 0.6 x 21 cm

Clique na imagem para ler o livro

Leia trecho do livro

Dedico este livro exclusivamente a Deus, que me deu a inspiração para escrevê-lo e deixar, cada dia mais, Sua mensagem para o maior número possível de pessoas.

Introdução

Escrevo esta introdução em um período muito especial de minha vida: na semana em que traço estas linhas, celebro catorze anos de ordenação sacerdotal. Foi um momento muito emocionante e marcante; eu já sabia o que me esperava. Eu sabia de minha missão.

Durante toda a trajetória até aqui — sempre colocando Deus e Jesus Cristo em primeiro lugar —, eu entendo que uma das maiores lições que temos é a compaixão.

Jesus é pura compaixão. Já paramos para entender o significado puro da palavra “compaixão”? É sentir a dor do outro e, através disso, ajudá-lo de coração aberto e entendendo que todos temos nossas dores, nossos obstáculos e nossas quedas. E com a certeza de que, praticando a compaixão, o mundo será um lugar melhor.

Por que estou falando isso? Percebi como tudo está interligado: a compaixão é um dos maiores pilares da vida de um padre. Pois, como padre, ouço todos os dias inúmeros pedidos de ajuda. Inúmeros questionamentos e pedidos de aconselhamento.

O que tenho notado é que, nesses últimos tempos, muitas pessoas em desespero têm chegado até mim. E escuto, muitas vezes, a seguinte afirmação: “Eu não aguento mais”. Partindo disso, pensei em escrever este livro. A partir de agora, seremos nós, eu e você. E vamos, juntos, fazer reflexões e partir para soluções.

Escrevi 31 capítulos/ reflexões e proponho a você que leia um por dia. No caso, durante 31 dias vamos fazer, juntos, reflexões importantes sobre perguntas e pedidos de aconselhamento que ouço com frequência.

Veja bem: está na moda fazer aqueles sucos detox, dieta detox etc… E o lado espiritual? Como você cuida dele? Então, proponho isso: encare este livro como um detox espiritual.

É um guia para os dias atuais. É pura reflexão e compaixão. Para cada capítulo, criei uma oração especial. E, para ficar ainda mais perto de você, rezaremos juntos, através dos vídeos dessas orações, que gravei exclusivamente para este livro. Basta apontar a câmera do seu celular ou tablet para os códigos que aparecem nas páginas.

Se Deus quiser, este livro vai te ajudar no seu caminho e possibilitará que você encontre soluções para a frequente constatação que perturba a sua vida: “Eu não aguento mais”.

1. Você esta pronto para verdade

REFLEXÃO

Nem sempre queremos ouvir a verdade.
Nem sempre estamos prontos para ela.
Mas o que vai fazer sua vida andar?
Uma mentira, uma falsa sensação de que está tudo bem?
Ou uma verdade dura, porém necessária?
A verdade dói, mas liberta.
E o Senhor só trabalha com a verdade.
Não existe meio-termo.

A verdade é um tema um tanto delicado. Todos dizem ser verdadeiros, todos dizem preferir a verdade. Mas, no íntimo, você está preparado para a verdade? Ou prefere algo mascarado, que não vai doer, mas também não vai ajudar em nada na sua vida?

Vou citar, aqui, o Evangelho de Mateus (16,13-23):

Jesus foi à região de Cesareia de Filipe, e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”. Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está nos céus. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que deveria ir a Jerusalém e sofrer muito por parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da lei e que devia ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”. Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”.

Leia com atenção. Jesus tinha acabado de elogiar Pedro — que se tornaria o primeiro Papa —, e depois disse ao apóstolo que sofreria e morreria. Pedro, atordoado com a revelação, desejou que aquilo não acontecesse. E Jesus — que, como eu sempre afirmo, nunca foi um homem de meias-palavras — voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás”. Por quê? Porque Pedro não estava pensando como os caminhos de Deus, mas sim como os homens. É uma contradição escutar Pedro revelar quem é Jesus, Jesus elogiar Pedro ao dizer que Ele realmente havia sido tomado por Deus, e depois Pedro cometer um grande deslize e ser repreendido.

Nesse ponto, Jesus foi verdadeiro. Por mais que pudesse doer em Pedro, garanto que ele jamais esqueceu o que aconteceu. Eu e você, como Pedro, podemos ter vários pensamentos, podemos ter vários desejos. Mas o segredo é refletir: qual é a verdade de Deus? Como pensa Deus? Quem não pensa as coisas de Deus, está fora de todo o processo de evangelização, eu diria até de salvação.

Ou seja, através de uma verdade, ainda que dolorida, Jesus mostrou o caminho de Deus a Pedro. Ninguém é perfeito. Nós vamos ser lembrados — e isso só acontece por meio da verdade — de que somos pecadores, erramos, temos uma fragilidade enorme. E todos nós, que estamos neste planeta, somos assim.

Se você quer continuar a viver na mentira, saia para lá. A péssima notícia que eu tenho para dar para quem está nessa é que, se continuar desse jeito, vai arder no mármore do inferno. Quer saber mais? Você acha que o inferno é como aquela imagem do diabo, com tridente, com fogo? Tem gente que já começa a viver o seu inferno aqui na terra, com angústia, depressão, lágrimas e sofrimento.

Eu escolho a verdade, ainda que ela não seja fácil de assimilar, pois com ela eu estou com Jesus. E com Jesus, eu estou livre.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Jesus de misericórdia, eu renuncio à mentira. Eu renuncio à calúnia. Eu renuncio aos falsos profetas. Eu quero viver em verdade. Eu quero viver na verdade do Senhor. Me concede esse milagre, me ampara no caminho para que as mentiras e as ciladas do mal disfarçadas sejam bloqueadas de minha vida. Que a verdade prevaleça em minha casa e entre os meus. Que a verdade abra os caminhos em meu trabalho e que me liberte para uma vida cheia de Deus e de alegria.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2. O Que te fascina?

REFLEXÃO

Vamos pensar um pouco na palavra “fascinação”.
Nos dicionários, ela aparece como “encantamento”;
“forte atração por alguém ou por algo”.
Certamente, é um termo bastante forte.
Você já pensou naquilo que te fascina a ponto de atrapalhar o seu caminho?

No Evangelho, temos uma história marcante, na qual o apóstolo Paulo fica chocado ao descobrir que a comunidade dos Gálatas está se deixando levar por falsos profetas (Gálatas 3,1-3). Quando ele percebe isso, chama-os de insensatos. E questiona:

Gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso exposto, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? Só isto quero saber de vós: recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? Sois assim tão insensatos?

Vamos ser bem claros: nós somos humanos. Nos deixamos fascinar com facilidade pelo poder, pelo dinheiro, pela fama, pelo sucesso, por pessoas ricas, famosas e poderosas. Porém, vivemos eternamente frustrados e aprisionados por aquilo que nos fascinou.

Quer um exemplo claro do que estou falando? As pessoas estão passando cada vez mais tempo com o celular nas mãos, bisbilhotando a vida dos outros através das redes sociais. Então, ficam vendo Mana e Mano naquela vida cheia de glamour, fotos maravilhosas (a maioria retocada para todos parecerem perfeitos), viagens o tempo todo… E quem faz isso geralmente fica se perguntando: “Por que eu não tenho uma vida assim?”. E se queixam da vida que levam. Deixam de viver experiências e de ter uma vida própria só para ficar observando a rotina dos outros.

O fascínio por aquilo mostrado nas redes — que não é real, pois ninguém leva uma vida de glamour o tempo todo — causa uma frustração em quem enxerga aquilo como o “mundo ideal”.

Quantas e quantas vezes não recebo pedidos de ajuda de pessoas que traíram ou foram traídas por seus parceiros? Quase sempre, deixaram-se fascinar pela aparência. E, em seguida, vem a decepção. O arrependimento. Pois a tentação pode vir por meio da beleza. E depois? Adianta ter rosto de modelo, cabelo impecável, o tipo físico do galã da novela, se essa pessoa vai tornar a sua vida um horror? Quando só vemos a aparência, nos decepcionamos.

As aparências enganam… O mal engana, ilude. O mal convence. O mal é paciente, ele vai tentando, tentando até conseguir. E o mal destrói.

Portanto, cuidado com aquilo que te fascina, a fascinação é uma mentira. Eu comparo o mal com o pescador: o pescador não está preocupado com o tempo, o que ele faz? Engana para capturar o peixe. Ele coloca uma minhoca no anzol, joga a vara, senta-se e fica esperando pacientemente. O peixe olha, vê aquela minhoca balançando, vai comer e aí vem a morte.

Pense, agora, nas coisas que te fascinam. Se você está casada(o), por que aquele bonitão ou aquela bonitona estaria querendo algo com você? Pense bem: eles não têm nada a perder. Quem está em um compromisso é você!

Você está perdendo um enorme tempo de sua vida vendo a vida dos outros passar pela telinha do seu celular e está deixando de estudar, de ler um bom livro, de meditar a Palavra de Deus, de ver um filme. Repense nas horas que fica com a cara enterrada no celular.

Deixe de insensatez. Seja mais inteligente. Como disse, somos humanos e vamos sempre encontrar fascínio em tantas coisas… O que temos de fazer é redobrar a atenção e entender quando o fascínio se torna perigoso. Se você está insatisfeita(o) com algo em sua vida, não procure fugas temporárias. Busque soluções inteligentes.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém. Jesus Cristo, que sempre me escutas, que estás sempre do meu lado, agradeço a paciência e peço: Senhor, eu estou precisando dessa cura, eu estou precisando resolver esse problema na minha vida. Eu não quero e não posso ficar insatisfeita(o). Eu não quero ter problemas no meu relacionamento, com meu(s) filho(s), com minha(s) filha(s), com meu pai, com minha mãe, com meu patrão, com meu amigo ou minha amiga.

O Senhor conheces, o Senhor sabes do coração de cada um, então, Jesus, a única coisa que eu Te peço agora é que escutes o meu clamor e a minha oração. Eu Te entrego a minha vida, tudo o que tenho e tudo o que sou, eu quero ser curada(o), eu preciso ser liberta(o) de toda a maldição, de toda a fascinação e de toda a insensatez.

Eu Te peço, pelo poder do Teu nome e do Teu sangue.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Leia online 'Não aguento mais' por Padre Alessandro Campos

Tags: , ,