Livro ‘Ressentimento’ por Maria Rita Kehl

Baixar PDF 'Ressentimento' por Maria Rita Kehl

Ressentimento, obra pioneira da psicanalista e escritora Maria Rita Kehl, ganha, em 2020, uma nova edição pela Boitempo, com um novo prefácio e projeto gráfico. O livro aborda a conceitualização do ressentimento a partir de quatro pontos de vista: a clínica psicanalítica, a filosofia de Nietzsche e Espinosa, a produção literária e o campo político. O ressentimento não é um conceito clássico da psicanálise; assim, Maria Rita Kehl mobiliza tanto as suas observações clínicas quanto conhecimentos de outras áreas para definir e explicar a constelação afetiva que forma o ressentimento. “Ressentir-se significa atribuir ao outro a responsabilidade pelo que nos faz sofrer” – é desse modo que o ressentido se conduz a um beco sem saída: ao não assumir a responsabilidade sobre a própria situação, ele busca apenas uma vingança “imaginária e adiada”. Faz-se notar, assim, a atualidade do tema do ressentimento…

Páginas: 208 páginas; ISBN-10: 8575597574; ISBN-13: 978-8575597576; Editora: Boitempo; 2ª edição (3 maio 2020); ASIN: Português

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Maria Rita Kehl é doutora em psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atua desde 1981 como psicanalista em clínica de adultos e, desde 2006, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENF). Atuou como jornalista entre 1974 e 1981, em diversos jornais e revistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 2010 recebeu o prêmio Jabuti de melhor livro do ano de não ficção com O tempo e o cão.


Tags: ,