Livro ‘Dialética da Natureza’ por Friedrich Engels

A "Dialética da natureza" de Engels oferece uma visão materialista e científica ao marxismo, influenciando tanto o movimento operário quanto o pensamento contemporâneo.

Durante o século XIX, o progresso científico e tecnológico trouxe importantes conquistas no campo das ciências naturais: o nascimento da química moderna, a teoria evolutiva de Darwin, a descoberta por Pasteur e outros do mundo microbiano. Nesse contexto, Engels procura com sua Dialética da natureza oferecer de uma só vez, ao marxismo uma concepção materialista da natureza elaborada, e às ciências um modelo filosófico a partir do qual se guiar. Confrontando tendências anticientíficas em vigor entre os próprios cientistas – materialismo vulgar, metafísica, idealismo, agnosticismo, mecanicismo, espiritualismo –, Engels expõe alguns dos principais conceitos da tradição dialética, articulando-os e aplicando-os com rigor a diversos campos do conhecimento. Deixa-se ver assim não apenas a enorme erudição de seu autor, mas também a profundidade do compromisso do marxismo com o desenvolvimento científico…

ISBN-13: 978-6557170236; Páginas: 400 páginas; Editora: Boitempo; 1ª edição (29 outubro 2020); ASIN: B08KHQBDNG

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Friedrich Engels (1820-1895) foi filósofo e próximo colaborador de Karl Marx. Coescreveu “O Manifesto Comunista” e contribuiu para a teoria econômica do marxismo. Sua obra inclui “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”. Engels continuou a promover as ideias marxistas após a morte de Marx, deixando um impacto duradouro no pensamento socialista. Ativo nos movimentos socialistas, faleceu em Londres em 1895.

Resumo: A “Dialética da natureza” de Engels oferece uma visão materialista da natureza ao marxismo e um modelo filosófico para as ciências, confrontando tendências anticientíficas e destacando a importância do trabalho na evolução humana. Sua influência perdura, sendo relevante tanto para a história do marxismo quanto para a ecologia marxista contemporânea. Nova edição disponível no bicentenário de Engels.


Tags: , , ,