Livro ‘Úrsula’ por Maria Firmina dos Reis

Baixar PDF ‘Úrsula’ por Maria Firmina dos Reis

Obra inaugural da literatura afro-brasileira, Úrsula é um dos primeiros romances de autoria feminina escritos no Brasil. Maria Firmina dos Reis, mulher negra nascida no Maranhão, constrói uma narrativa ultrarromântica para falar das mazelas sociais decorrentes da escravidão. Tancredo e Úrsula são jovens, puros e altruístas. Com a vida marcada por perdas e decepções familiares, eles se apaixonam tão logo o destino os aproxima, mas se deparam com um empecilho para concretizar seu amor. Combinando esse enredo ultrarromântico com uma abordagem crítica à escravidão, Maria Firmina dos Reis compõe Úrsula, um dos primeiros romances brasileiros de autoria feminina, em 1859. Por dar voz e agência a personagens escravizados, é vista como a obra inaugural da literatura afro-brasileira. Retrata homens autoritários e cruéis, mostrando atos inimagináveis de mando patriarcal e senhorial em um sistema que não lhes impõe limites…

Editora: Penguin; Edição: 1 (6 de novembro de 2018); Páginas: 224 páginas; ISBN-10: 8582850816; ISBN-13: 978-8582850817; ASIN: B09GMNR19R

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Maria Firmina dos Reis foi a primeira escritora negra brasileira. Dos poucos registros que há da autora, sabe-se que era filha de uma mãe branca e de um pai negro, que seria escravo. Trabalhou como professora primária, entre os anos de 1847 e 1881. Ela foi pioneira na literatura negra, com o livro Úrsula. A escritora nasceu no dia 11 de março de 1822, em São Luis, no Maranhão. O livro Úrsula, que tem como pano de fundo a escravidão. O romance foi considerado também o primeiro livro abolicionista da literatura brasileira.


Tags: ,