Livro ‘Superinteligência’ por Nick Bostrom

Nick Bostrom, professor em Oxford e diretor do Instituto para o Futuro da Humanidade, é autor de várias publicações e tem formação em física, neurociência, lógica e filosofia. Saiba mais em nickbostrom.com.

“Superinteligência” de Nick Bostrom explora o potencial das inteligências artificiais para superar a capacidade humana, levantando questões sobre o futuro da humanidade diante dessa possibilidade. Bostrom argumenta que, assim como os humanos dominam o planeta devido às capacidades de seus cérebros, uma superinteligência artificial poderia se tornar extremamente poderosa e determinar o destino da humanidade. No entanto, ele sugere que podemos tomar medidas para controlar o desenvolvimento dessa inteligência artificial, evitando consequências catastróficas. O livro recebeu elogios de figuras como Bill Gates e Elon Musk, sendo aclamado por sua abordagem perspicaz e clara sobre um assunto complexo.

Editora: Darkside; 1ª edição (9 maio 2018); Páginas: 480 páginas; ISBN-13: 978-8594540607; ASIN: B07C82TMMD

Clique na imagem para ler o livro

Sobre o autor: Nick Bostrom, professor na Faculdade de Filosofia da Universidade de Oxford e fundador/diretor do Instituto para o Futuro da Humanidade, é um renomado filósofo e autor prolífico. Com uma formação diversificada em física, neurociência computacional, lógica matemática e filosofia, ele é conhecido por suas mais de duzentas publicações, incluindo “Anthropic Bias” (2002) e como organizador de obras como “Global Catastrophic Risks” (2008) e “Human Enhancement” (2009). Bostrom também lecionou em instituições como Yale e foi Fellow pós-doutoral da Academia Britânica. Mais informações podem ser encontradas em seu site, nickbostrom.com.

  • Superinteligência é uma inteligência hipotética futura que supera as capacidades intelectuais humanas em todos os domínios.
  • O desenvolvimento da superinteligência é uma possibilidade altamente provável, dado o rápido ritmo de avanço na pesquisa de IA.
  • A superinteligência pode representar riscos existenciais à humanidade se seus objetivos não estiverem alinhados com os nossos.
  • Precisamos começar a pensar agora sobre como desenvolver e gerenciar a superinteligência de forma segura e benéfica.
  • O livro gerou um debate acalorado entre especialistas, políticos e o público em geral.
  • As ideias de Bostrom foram elogiadas por alguns como sendo corajosas e inovadoras, enquanto outras foram criticadas como perigosas e irresponsáveis.
  • Superinteligência: Caminhos, Perigos e Estratégias é um livro importante que contribui para a discussão sobre como podemos lidar com o uso da IA de forma mais eficaz e humana.

Tags: ,