Livro ‘Psicopatologia Lacaniana – Semiologia’ por Antônio Teixeira

Baixar PDF 'Psicopatologia Lacaniana - Semiologia' por Antônio Teixeira

Este primeiro volume de Psicopatologia lacaniana, dedicado à semiologia, nasceu da constatação de que a literatura clínica disponível em língua portuguesa assume uma perspectiva predominantemente descritivista na abordagem dos fenômenos mentais. A proposta aqui é um tratado lacaniano de psicopatologia destinado a iluminar o mecanismo interno do que se encontra superficialmente descrito. O discurso lacaniano é tomado neste livro não como escolha circunstancial de uma visão particular do fenômeno clínico, mas sim enquanto efeito de uma decisão forçada: os autores desta obra julgam que não há como entender o mecanismo do delírio, da alucinação, das alterações de humor, nem tampouco das funções da consciência, da percepção, da inteligência e do juízo de realidade sem passar pela doutrina de Jacques Lacan.

Páginas: 304 páginas; Editora: Autêntica; Edição: 1 (5 de maio de 2017); ISBN-10: 855130206X; ISBN-13: 978-8551302064; ASIN: B06ZXQSTMC

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Antônio Teixeira É psicanalista e professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde leciona no Departamento de Psicologia. É pós-graduado em Filosofia Contemporânea pela UFMG (mestrado) e em Psicanálise pela Universidade de Paris 8 (doutorado). É autor de A soberania do inútil (Annablume, 2007), entre outros.


Tags: ,