Livro ‘Passando-se’ por Nella Larsen

"Passando-se" de Nella Larsen é um romance envolvente sobre identidade racial e as complexidades de passar-se por branca na Harlem dos anos 1920.

Clare está “passando-se”: leva a vida de uma branca, embora seja, na dicotomia racial norte-americana, uma negra. Com a pela clara, linda e ambiciosa, casou-se por interesse com um rico homem branco, racista, que não sabe da origem afroamericana da esposa. Sua amiga de infância, Irene, também negra de pele clara, escolheu permanecer na sociedade negra e é casada com um médico, também negro, que sonha em mudar-se para o Brasil (que, ele acredita, seria uma democracia social). Irene sente ao mesmo tempo repulsa e fascínio por Clare, por sua beleza e ousadia de “passar-se” por branca. Quando, por intermédio de Irene, Clare se aproxima da festiva elite intelectual do Harlem e quer resgatar sua identidade negra, a tensão, racial e sexual, entre elas vai crescendo até o fatídico final. Um romance avançado e contestador, hoje reconhecido como marco do “colorismo negro”, por uma das maiores escritoras negras do século 20.

Páginas: 192 páginas; ISBN-13: 978-6586419030; ISBN-10: 6586419034; Editora: Imã Editorial; 1ª Edição (10 setembro 2020); ASIN: B08JM84PFR

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Nella Larsen (1891-1964) foi uma escritora americana associada ao movimento cultural Harlem Renaissance. Nasceu em Chicago e foi a primeira mulher afro-americana a se formar na escola de biblioteconomia e a receber a Bolsa Guggenheim para escrita criativa. Seu trabalho foi marcado pelo tema do não pertencimento, influenciado por sua própria experiência como filha de uma mãe branca dinamarquesa e um pai de ascendência mista das Índias Ocidentais Dinamarquesas. Larsen é autora de romances como “Passing” e “Quicksand”, ambos publicados na década de 1920.

  • Temas: Raça, identidade, classe social, gênero, desejo, amizade, traição.
  • Estilo: Narrativa em primeira pessoa, linguagem evocativa e rica em detalhes sensoriais.
  • Personagens: Irene Redfield (negra, orgulhosa de sua herança), Clare Kendry (negra, “passando-se” por branca), Brian Redfield (marido de Irene), Hugh Wentworth (marido de Clare).
  • Enredo: Reencontro de amigas de infância com diferentes identidades raciais, desenvolvimento de uma relação complexa e cheia de ambiguidades.
  • Significado: Uma obra que desafia estereótipos e explora as complexas relações entre raça, identidade e classe social.

Tags: , ,