Livro ‘O anel de Giges’ por Eduardo Giannetti

Baixar PDF 'O anel de Giges' por Eduardo Giannetti
Uma fantasia ética

Uma reflexão a um só tempo acessível e erudita sobre a diferença entre ser e parecer. A fábula de Giges, presente no segundo livro da República de Platão, na qual um camponês encontra um anel capaz de lhe conceder o poder da invisibilidade, é o tema do mais novo livro de Eduardo Giannetti. Em uma análise do experimento mental de se viver sem impedimentos ou censura social, O anel de Giges nos convida a pensar a natureza de nosso comportamento para além de leis e amarras morais. Para tal, Giannetti examina os ideais de plenitude e felicidade das tradições filosóficas ocidentais e como as diferentes escolas de pensamento ético ― de Platão ao cristianismo, de Kant ao utilitarismo ― reagiriam diante do desafio do anel. Neste livro, o autor de Autoengano volta a encorajar o leitor a desconfiar de si mesmo e se questionar sobre suas atitudes enquanto espectador de sua própria vida em circunstâncias inusuais: o que você faria se o anel chegasse às suas mãos?

Páginas: 320 páginas; ISBN-10: 8535933956; ISBN-13: 978-8535933956; Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (16 novembro 2020); ASIN: B08MDFCKMX

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: EDUARDO GIANNETTI nasceu em Belo Horizonte, em 1957. Formou-se em economia e ciências sociais na Universidade de São Paulo e obteve o Ph.D. na Universidade de Cambridge. Foi professor na Universidade de Cambridge, na FEA-USP e no Insper São Paulo. Dele, a Companhia das Letras já publicou Autoengano, O valor do amanhã e Trópicos utópicos, entre outros. 


Tags: ,