Livro ‘Mitologia dos Orixás’ por Reginaldo Prandi

"Mitologia dos Orixás", de Reginaldo Prandi, reúne 301 mitos da religião iorubá, explorando os deuses como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã. O livro oferece uma profunda imersão cultural e é ricamente ilustrado.

Mitologia dos Orixás, do sociólogo Reginaldo Prandi, é a mais completa coleção de mitos sobre a religião dos orixás. O livro reúne 301 relatos mitológicos que narram histórias dos deuses africanos, como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã, com ênfase em como agem, o que desejam e o que prometem. Essas narrativas, repletas de imagens concretas, não de abstrações, são fundamentais para entender a cultura dos iorubás ou nagôs, povo africano cujas tradições religiosas sobreviveram e prosperaram no Brasil, Cuba e outros países. Os mitos são essenciais para entender o passado, interpretar o presente e prever o futuro na sociedade tradicional dos iorubás. O livro também se destaca pelas ricas ilustrações, com fotos de orixás em cerimônias de candomblé e ilustrações do artista Pedro Rafael, aproximando os leitores do vasto patrimônio cultural africano.

Páginas: 624 páginas; Editora: Companhia das Letras; Edição: 1 (4 de dezembro de 2000); ISBN-10: 8535900640; ISBN-13: 978-8535900644; ASIN: B086Q17HF4

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Reginaldo Prandi é sociólogo, escritor e professor emérito da USP, com mais de 30 livros publicados sobre sociologia, mitologia afro-brasileira, literatura infantojuvenil e ficção policial. Foi um dos fundadores do Instituto Datafolha e atuou em importantes comitês acadêmicos. Recebeu diversos prêmios, como o Érico Vannucci Mendes e o Prêmio Cátedra 10 Unesco-PUC-RIO, além de ser indicado ao Prêmio Jabuti. Instagram @prandireginaldo

Resumo: “Mitologia dos Orixás”, de Reginaldo Prandi, reúne 301 mitos da religião iorubá, explorando os deuses como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã. O livro oferece uma profunda imersão cultural e é ricamente ilustrado.


Tags: ,