Livro ‘Identidade’ por Nella Larsen

"Identidade", de Nella Larsen, explora a complexidade da identidade racial e social de Irene e Clare, duas mulheres negras de pele clara, e suas lutas nos anos 1920.

Posfácio de Ryane Leão. Irene Redfield e Clare Kendry são duas mulheres negras de pele clara que podem passar por brancas. Elas se reencontram após perderem contato durante a adolescência, em Chicago. Irene leva uma vida confortável no Harlem ao lado de seu marido médico e seus dois filhos, enquanto Clare vive uma vida de farsa, passando-se por branca para escapar do racismo. O reencontro faz com que Clare se envolva cada vez mais na vida de Irene, despertando nela o desejo de retornar à comunidade negra que deixou para trás. A obra, ambientada nos anos 1920, explora questões de raça, classe e gênero, destacando a importância de ser fiel às próprias origens.

Páginas: 160 páginas; ISBN-10: 6555110201; ISBN-13: 978-6555110203; Editora: HarperCollins; 1ª Edição (15 setembro 2020); ASIN: B08FBNMK6G

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Nella Larsen foi uma influente escritora da Renascença do Harlem, nascida em Chicago. Mudou-se para Nova York na década de 1910, onde trabalhou como enfermeira e bibliotecária. Em 1919, casou-se com o físico Elmer Imes, mas separaram-se em 1933. Seu primeiro romance, “Quicksand”, foi publicado em 1928, seguido por “Identidade” em 1929. No entanto, sua terceira obra não foi aceita para publicação, e ela parou de escrever em 1930 devido a problemas profissionais e pessoais. Larsen voltou a trabalhar como enfermeira em tempo integral até sua morte em 1964, sem deixar herdeiros.

  • Raça e identidade: O livro questiona a noção de raça como algo fixo e binário, explorando as nuances da identidade racial e as complexas experiências de pessoas que se “passam” por brancas.
  • Classe social: As diferentes realidades socioeconômicas de Irene e Clare demonstram como o racismo e a classe se entrelaçam, impactando as oportunidades e vivências de indivíduos negros.
  • Desejo e sexualidade: Através da relação complexa entre Irene e Clare, o livro explora as nuances do desejo feminino, as relações entre mulheres e a repressão social da sexualidade.
  • A escrita de Nella Larsen é elegante e perspicaz, capturando os pensamentos e emoções das personagens com maestria.
  • O uso de metáforas e simbolismos enriquece a narrativa, criando camadas de significado e profundidade.
  • A narrativa em primeira pessoa, alternada entre Irene e Clare, permite ao leitor acessar suas perspectivas e motivações.
  • O livro foi adaptado para o cinema em 2021, com Tessa Thompson e Ruth Negga nos papéis principais.
  • “Identidade” é considerado um dos primeiros romances a explorar a temática do “passing” na literatura americana.
  • “A verdade é que ela era curiosa.”
  • “Eu sou negra. E estou orgulhosa disso.”
  • “A vida é muito curta para se viver uma mentira.”

Tags: , , ,