Livro ‘Como Ler Livros’ por Mortimer Adler & Charles Van Doren

Baixar PDF 'Como Ler Livros' por Mortimer Adler

Neste clássico, Mortimer Adler nos ensina a praticar a leitura em diferentes níveis – elementar, inspecional, analítica e sintópica – e nos ajuda a adequar nossa expectativa e forma de leitura ao tipo de livro que pretendemos ler. Não se lê um romance da mesma forma que se lê ciência. Não se lê ciência da mesma forma que se lê história. Mais que um livro de técnicas de leitura, trata-se de um verdadeiro tratado de filosofia da educação.

Páginas: 432 páginas; Editora: É Realizações; Edição: 1ª (1 de junho de 2010); ISBN-10: 8588062895; ISBN-13: 978-8588062894

Sobre o autor: Mortimer J. Adler foi um Filósofo, professor e teórico da educação norte-americano, (1902-2001). Nasceu em Nova York, no seio de uma família judia. Abandonou a escola aos quatorze anos e foi trabalhar como contínuo no New York Sun. Alguns anos depois, pretendendo tornar-se um jornalista, decidiu frequentar aulas na Columbia University para melhorar a escrita. Em Columbia, teve contato com as obras de Aristóteles, Santo Tomás de Aquino, John Locke, John Stuart Mill e outros. Dedicou-se tanto aos estudos que não conseguiu cumprir os requisitos mínimos para completar sua graduação. No entanto, logo a universidade o recompensou com um doutorado honorário pela qualidade de sua escrita. Assim, na década de 1920, Adler tornou-se professor de psicologia, escrevendo vários livros sobre a filosofia e a religião ocidentais, além de suas próprias obras filosóficas. Nelas, ele evitava a linguagem acadêmica a fim de fazer com que seus pensamentos fossem acessíveis a qualquer tipo de leitor, e não apenas a especialistas e acadêmicos. Charles Van Doren, nascido em 1926 em uma família norte- -americana com tradição literária (é filho do poeta, escritor e professor da Universidade de Columbia Mark Van Doren, vencedor do Prêmio Pulitzer na categoria “poesia”; sua mãe foi a romancista Dorothy Van Doren; o historiador Carl Van Doren, também vencedor do Pulitzer na categoria “biografia”, era seu tio), é um acadêmico dedicado com uma ampla variedade de interesses. Graduou-se pela High School of Music & Art, com bacharelado em artes liberais pelo St. John’s College, mestrado em astrofísica e doutorado em língua inglesa pela Columbia University. Atualmente, Van Doren é professor adjunto da Universidade de Connecticut.


Tags: , ,