Livro ‘A Fórmula Mágica’ de Joel Greenblatt

Livro 'A Fórmula Mágica' de Joel Greenblatt

Uma obra que ensina a bater o mercado de ações com uma fórmula simples e que traz um retorno absurdo para seus investimentos a longo prazo. Parece mágica? E pode até ser… desde que você tenha disciplina e paciência para seguir as recomendações de Joel Greenblatt e aguardar que seus ganhos fiquem acima da média do mercado ao longo dos anos. Neste pequeno livro, já considerado um dos grandes clássicos modernos do mundo das finanças, o autor utiliza a matemática básica e uma linguagem bem-humorada para ensinar como identificar bons negócios a preços atrativos. Você aprenderá a encontrar empresas com alto rendimento e baixo valor de mercado para compor sua carteira de ações e conseguir investimentos com alto retorno. Testada por acadêmicos e investidores profissionais de todo o mundo, essa fórmula mágica é comprovadamente eficaz e pode ajudar tanto investidores experientes…

Páginas: 168 páginas; Editora: Benvirá; Edição: 1 (4 de maio de 2020); ISBN-10: 8557173601; ISBN-13: 978-8557173606; ASIN: B086K21JYZ

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Joel Greenblatt é um investidor, professor e autor americano conhecido por fundar a Gotham Capital, um fundo de investimento de longo/curto prazo que gerou retornos significativos para seus investidores. Ele é professor de finanças na Columbia Business School e autor de vários livros populares de investimento. Greenblatt é conhecido por seu estilo de investimento baseado em “value investing” e por desenvolver a estratégia de investimento conhecida como “Magic Formula”. Além de seu trabalho no mundo dos negócios, Greenblatt é um filantropo ativo e fundou a organização sem fins lucrativos “Success for Kids” em 1996.

Leia trecho do livro

Agradecimentos

Sou grato aos muitos amigos, colegas e familiares que colaboraram neste projeto. Em particular, devo um agradecimento especial aos meus parceiros na Gotham Capital: Rob Goldstein e John Petry. Não só eles são os verdadeiros coautores do estudo da Fórmula Mágica que aparece neste livro, como ainda é um raro privilégio estar associado a pessoas tão brilhantes, talentosas e generosas. As contribuições que deram a este livro — e ao sucesso da Gotham Capital — foram enormes e mais valiosas do que podem imaginar. Também quero agradecer a Edward Ramsden, da Caburn Capital, por seus comentários, sugestões e trabalho editorial extra-ordinariamente perspicazes; a Norbert Lou, da Punchcard Capital, em particular por sua inspiração e sugestões para o Capítulo 9; e a Patrick Ede, da Gotham Capital, por sua significativa contribuição ao estudo da Fórmula Mágica, por seus comentários úteis e inteligentes, assim como seu talento editorial. Além desses, um agradecimento ao meu irmão, Richard Greenblatt, da America Capital, que merece uma grande parte do crédito, por ser meu editor em sentido amplo, por suas muitas ótimas ideias e numerosas contribuições a cada capítulo e especialmente por seu incentivo a este projeto e em todo o curso da minha vida.

Também agradeço pela inspiração e pelas muitas contribuições da dra. Sharon Curhan (minha irmã e artista favorita), do dr. Gary Curhan, de Joshua Curhan, Justin Curhan, Linda Greenblatt Gordon, da Saddle Rock Partners, Michael Gordon, Bryan Binder, da Caxton Associates, dra. Susan Binder, Allan e Mickey Greenblatt (meus maravilhosos pais), dr. George e Cecile Teebor (os famosos sogros), Ezra Merkin, da Gabriel Capital, Rod Moskowitz, John Scully, Marc Silbert, David Rabinowitz, da Kirkwood Capital, Larry Balaban, o rabino Label Lam, Eric Rosenfeld, da Crescendo Partners, Robert Kushel (meu corretor na Smith Barney), Dan Nir, da Grade Capital, Brian Gaines, da Springhouse Capital, Bruce Newberg (que me fez começar), Matthew Newberg, Rich Pzena, da Pzena, Investment Management, Adam Barth, David Pecora e, por fim, Yury Kholondyrev, da Gotham Capital. Um obrigado também especial a David Pugh, meu editor na John Wiley, e a Sandra Dijkstra, minha agente literária, por seu encorajamento, entusiasmo e apoio para este projeto. Obrigado também a Andrew Tobias, por ter sido tão generoso ao escrever o prefácio e por ser tão bom amigo.

Também gostaria de agradecer aos meus dois filhos mais velhos, Matthew e Rebecca Greenblatt, por sua boa vontade como estudantes e leitores (e por rirem da maioria das minhas piadas). Aos meus três filhos mais novos — Melissa, Jonathan e Jordan —, obrigado pela inspiração. E a todas as crianças, obrigado pela alegria que proporcionam todos os dias. Obrigado também à minha linda esposa, Julie, por seus sábios conselhos para este livro e, na minha vida, por seu amor e apoio em cada precioso dia que vivemos juntos.

Prefácio

A melhor coisa deste livro — do qual pretendo me servir com liberalidade para a próxima edição de The Only Investment Guide You’ll Ever Need [O único guia de investimento que você precisará] — é que a maioria das pessoas não vai acreditar nele. Ou, caso acreditem, elas não terão paciência para seguir suas recomendações. E isso é bom, porque, quanto mais pessoas sabem de uma coisa boa, mais essa coisa geralmente encarece e aí… tchauzinho, bom negócio.

Apesar disso, diferentemente da maior parte dos “sistemas” destinados a aproveitar as anomalias do mercado, as ideias simples que Joel Greenblatt apresenta provavelmente conservarão ao menos uma boa parte de sua validade, mesmo que se tomem largamente aplicadas.

Não quero estragar a surpresa; este livro já é breve o suficiente no tamanho atual. Meu papel é simplesmente apresentar o autor para que você tenha uma noção de quanto pode acreditar nele.

Conheço Joel há várias décadas. Ele é realmente inteligente, realmente modesto, realmente bem-intencionado — aqui entra um elemento incomum — e realmente bem-sucedido (não estou brincando, realmente bem-sucedido).

Explicando melhor, o sucesso de Joel é resultado da astúcia de seus investimentos (não da venda de livros).

Além disso, ele é engraçado. Li os primeiros dois capítulos deste livro para Timmy, meu sobrinho de 11 anos, e nós dois gostamos muito. Timmy, que não tem fundos para investir, até onde eu sei, acabou dormindo e eu continuei lendo sem parar até o fim, mentalmente refazendo meu plano de aposentadoria.

E tem mais uma coisa que quero dizer: no começo, havia os fundos mútuos, e isso era bom; no entanto, as comissões de venda e as despesas eram altas demais. Então vieram os fundos sem taxas, o que era melhor, pois eliminavam a comissão de venda, mas ainda eram onerados pelas taxas de administração e pelos impostos e encargos de transação que vêm da gestão ativa. Depois surgiram os “fundos indexados”, que eliminaram radicalmente comissões, impostos e custos de transação. E, então, a coisa melhorou muito.

O que Joel faz você levar em conta é, na realidade, um fundo indexado plus em que o “plus” representa você incluir na sua carteira de ações somente bons negócios que estão vendendo em baixa valorização. E ele mostra um modo fácil de encontrá-los.

Por definição, claro, ninguém consegue bater as médias, mas meu palpite é que as pessoas pacientes que seguem os conselhos de Joel irão batê-las com o tempo. E, se milhões de pessoas passarem a adotar essa estratégia (Vanguard, por favor, não perca tempo e ofereça um preço de baixo custo como esse), duas coisas vão acontecer. Primeiro, as vantagens de investir dessa maneira vão diminuir, mas não desaparecer. Segundo, as valorizações da bolsa de valores vão se tomar ligeiramente mais racionais, tomando nosso processo de alocação de capital ligeiramente mais eficiente.

Nada mau para um livrinho tão magrela.

Então, reative aquela criança de 11 anos que você já foi e mergulhe de cabeça!

Andrew Tobias,

autor de The Only Investment Guide You’ll Ever Need

Introdução

Quando escrevi a primeira versão deste livro, em 2005, embora eu tivesse curtido muito escrevê-lo, não estava esperando muito dele. Meu primeiro livro, escrito nos anos 1990,¹ alcançou um sucesso modesto, e com isso quero dizer que vendeu pouquíssimo. Um único editor (obrigado, David Pugh, da Wiley) se mostrou disposto a publicar minha tentativa seguinte, que acaba de chegar atualizada a suas mãos como A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para bater o mercado de ações.² Tendo recebido um adiantamento microscópico (caramba, Pugh!) e depois de computar a comissão da agente literária, os impostos e os encargos habituais de envio e entrega, eu não tinha grandes expectativas para o projeto. Mas, para minha grata surpresa, o livro acabou vendendo 300 mil exemplares no mundo todo e até aqui foi traduzido para 16 idiomas (dos quais, infelizmente, não compreendo 15!).

Quando me propus a escrevê-lo, tinha um objetivo bem claro. O mundo das finanças, especialmente a bolsa de valores, intimida muita gente. No entanto, as decisões de investimento evidentemente desempenham um papel de peso na definição da segurança financeira futura, nas opções para a aposentadoria e na capacidade de prover o necessário para seus entes queridos. Como o mercado de ações é um componente de muita importância no portfólio de investimento da maioria das pessoas, eu quis escrever um guia breve e acessível que não apenas explicasse as coisas em termos que até meus filhos pudessem entender, mas que também pudesse colaborar na jornada de muitos investidores.

Contudo, pouco tempo depois de ter concluído A Fórmula Mágica , tive uma espécie de ataque de pânico. E se algum investidor de fato seguisse meu conselho? E se acreditasse e compreendesse a lógica da “fórmula mágica” apresentada no livro, mas depois não calculasse a fórmula corretamente ou usasse fontes de dados não fidedignas que a internet fornece sem custo? Tive visões de um pai de família ou uma avó, pessoas que de fato eu estava tentando ajudar, de repente perdendo uma parte de suas economias — obtidas com tanto esforço — por não se valerem dos recursos adequados para colocar em prática a estratégia sugerida por mim. Diante disso, rapidamente montamos o magicformulainvesting.com³ para servir de recurso gratuito aos leitores do livro que tivessem feito os cálculos corretamente e usado uma fonte altamente credível para tratar os dados. Esse recurso é gratuito e, sinceramente, eu espero que, junto com a leitura e o entendimento do livro, continue ajudando a todos os meus leitores. No mínimo, ter o site ativo significa uma coisa a menos com que me preocupar. Investir é difícil.

E é por isso que uma estratégia disciplinada e metódica para investimentos em longo prazo é um aspecto essencial para que você possa seguir adiante e alcançar sucesso no ambiente de praticamente qualquer mercado. Contudo, não basta que essa estratégia faça sentido; ela deve fazer sentido para você. Compreendê-la em profundidade é a única maneira de preservar uma estratégia de longo prazo que pode não servir para períodos de tempo mais curtos.

Tendo esse objetivo em mente, acrescentei um posfácio que aborda eventos, resultados e lições aprendidas desde a publicação da edição original, em 2005. Espero que esse acréscimo ajude. Boa sorte!


Tags: ,