Livro ‘A economia da desigualdade’ por Thomas Piketty

A desigualdade resulta da concentração do capital ou das diferenças salariais? É herdada ou fruto do mercado? A educação pode reduzi-la? O sistema tributário redistribui renda ou precisa de reforma? Piketty analisa essas questões nesta edição atualizada.

A desigualdade é consequência da concentração do capital? É transmitida de geração a geração ou deriva das diferenças salariais, que por sua vez resultariam do jogo de oferta e demanda do mercado de trabalho? É possível reduzir a desigualdade de oportunidades com investimento em educação? O sistema tributário moderno é capaz de promover a redistribuição de renda ou é preciso uma grande reforma? A economia da desigualdade demonstra que o antagonismo esquerda/direita do debate político não discorda necessariamente em suas noções de justiça social, mas sim nos mecanismos econômicos que produzem a desigualdade e em como minorá-la. Em edição atualizada, incluindo gráficos e tabelas, o livro é mais uma valiosa aula de Piketty sobre a natureza da distribuição de renda e o cenário econômico mundial.

Editora: Intrínseca; Edição: 1ª (2 de fevereiro de 2015); Páginas: 144 páginas; ISBN-10: 8580576482; ASIN: B00RKN3584

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Thomas Piketty (Clichy, França, 1971) é economista, escritor e professor na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) e na Escola de Economia de Paris. Especialista em economia da desigualdade, suas pesquisas analisam o impacto das instituições políticas e fiscais na distribuição de renda e riqueza ao longo da história. Reconhecido internacionalmente, recebeu prêmios como o de Melhor Jovem Economista da França (2002) e o Yrjö Jahnsson (2013) por suas contribuições à economia pública e ao estudo da desigualdade. Em 2015, recusou a Legião de Honra do governo francês como forma de protesto. Entre suas principais obras estão O Capital no Século XXI, Uma Breve História da Igualdade, Capital e Ideologia, A Economia da Desigualdade, Às Urnas, Cidadãos!, É Possível Salvar a Europa? e Igualdade: Significado e Importância.

Resumo: A desigualdade resulta da concentração do capital ou das diferenças salariais? É herdada ou fruto do mercado? A educação pode reduzi-la? O sistema tributário redistribui renda ou precisa de reforma? Piketty analisa essas questões nesta edição atualizada.

Tags: ,