Uma das maiores intelectuais públicas do Brasil, referência histórica do movimento negro, biografada por uma das mais promissoras vozes da nova geração. Sueli Carneiro é uma das principais intelectuais públicas brasileiras. Em mais de quarenta anos de ativismo, ela vem combinando escrita, academia e intelectualidade para qualificar uma luta política que enegreceu o feminismo no Brasil e, ao mesmo tempo, colocou as mulheres como protagonistas do movimento negro. “Entre a esquerda e a direita, sei que continuo preta”. Mais do que célebre, a tirada proferida por Sueli Carneiro sintetiza um lugar político fundamental para o movimento negro brasileiro. E sua vida oferece o desenho exemplar dessa posição. Para dar conta de uma longa trajetória política, que se confunde com a própria história do Brasil pós-redemocratização, a jornalista Bianca Santana realizou dezenas de horas de entrevistas e empreendeu uma escavação documental cuidadosa nesta biografia que é, a um só tempo…
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (31 maio 2021); Páginas: 296 páginas; ISBN-10: 6559210359; ISBN-13: 978-6559210350; ASIN: B08YQG15D8
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Bianca Santana – Autora de “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro” (Companhia das Letras, 2021) e “Quando me descobri negra” (SESI-SP, 2015). Organizadora de “Vozes insurgentes de mulheres negras: do século XVII à primeira década do século XXI” e “Inovação ancestral de mulheres negras: práticas e políticas do cotidiano”. Co-organizadora de “Recursos educacionais abertos: práticas e políticas do cotidiano”.