Livro ‘Enfodere-se!’ por Caio Carneiro

Leia online 'Enfodere-se!' por Caio Carneiro
Olhe para a frente e acelere! Em Enfodere-se, você vai aprender a focar na estrada, respeitando as curvas mais fechadas do circuito da vida, mas estando sempre pronto para uma retomada com força total, pisando fundo! Neste livro, você vai conquistar o enfoderamento real e definitivo, e depois é só continuar a acelerar. É preciso colocar velocidade: o sucesso ama velocidade. O autor best-seller Caio Carneiro apresenta aqui estratégias práticas para que você também possa se enfoderar de uma vez por todas, buscando o próximo nível, seja ele pessoal ou profissional. Encontre dentro de você toda a energia necessária para colocar em prática os três C's do compromisso...
Editora: Buzz Editora; 1ª edição (8 novembro 2019)  Capa comum: 208 páginas  ISBN-10: 6580435232  ISBN-13: 978-6580435234  Dimensões: 23 x 15.6 x 1.4 cm

Leia trecho do livro

Agradecimentos

Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, a Deus. Agradeço à minha família, aos meus amigos e a todos que, de alguma maneira, estão conectados comigo.

Mas, em especial, agradeço à minha querida mãe, que hoje brilha lá no Céu.

O texto a seguir foi escrito em 25 de julho de 2019, dia do seu falecimento:

Eram dela os melhores conselhos, conversas e histórias! Eram dela os melhores abraços, colos e broncas! Eram dela os melhores olhares, carinhos e cuidados!

Foram seis anos acompanhando essa mulher lutar bravamente pela vida, enfrentando um sério avc, um câncer e outras complicações. Diariamente nos mostrava que podemos perder muitas coisas ao longo da vida, mas, se tivermos esperança, ainda teremos tudo!

Onde quer que eu vá, falarei dela; esteja onde eu estiver, contarei de sua sabedoria e de suas batalhas.

A doença não conseguiu vencê-la, pois não foi capaz de tirar sua alegria nem seu sorriso no rosto. Por isso digo que hoje eu não perdi minha mãe: foi o Céu que a ganhou!

Voltei ao Brasil correndo não para te dar “adeus”, mas, sim, um até breve, minha mãe, nos vemos no futuro e, depois, ficaremos eternamente juntos.

Abrace muito Deus por mim!

Obrigado, mãe! Com muito amor,
Caio

ROSEMARY CRISTINA GAETA CARNEIRO ✶ 1964 ✝ 2019


Introdução
Assumir a liderança
Identificar e controlar a ansiedade
Enfoderar a sua autoestima
Evitar fazer o que é proibido
Exterminar o pessimismo, sem mimimi
Olhar o mundo além do seu umbigo
Entender os sinais para avançar fodasticamente
Respeitar sua grana, pois ela não aceita desaforo
Saber dividir sua vida com alguém
Identificar os erros de quem só se fode
Mover-se estrategicamente em um dia de bosta
Acelera
Crie um movimento enfoderador

!

INTRODUÇÃO

Eu não poderia começar este livro de outra maneira que não fosse falando sobre o que mudou na minha vida depois do lançamento do Seja foda!, o meu primeiro livro, e também a minha introdução nesse fantástico mundo editorial. O livro possibilitou minha conexão com centenas de milhares de leitores, nos mais diversos lugares, e é com satisfação e orgulho que hoje vejo o quanto existem pessoas no mundo que desejam e lutam por muito mais na vida.

O fato de o Seja foda! ter sido o livro mais vendido do Brasil em 2018 aumenta ainda mais a minha responsabilidade em cada palestra, artigo, post ou contato que tenho com as pessoas que buscam revolucionar suas vidas e expandir o universo em que estão, tanto na área profissional quanto na vida pessoal.

É grande a minha gratidão por ter a oportunidade de me conectar com tanta gente boa querendo mudar, gente com vontade de crescer. Por meio delas, percebo que o maior sentido da vida é dar sentido a outras vidas. Quando você percebe que está sendo um instrumento de crescimento na vida de alguém, esse é o real complemento da felicidade.

Crescer e contribuir é a combinação perfeita. Se você só cresce, mas sem o senso de contribuição, significa que algo está faltando. Se você só contribui e não cresce, significa que tem pensado em todo mundo, menos em si mesmo – e que, em breve, não terá mais como contribuir, pois sem crescimento pessoal sua contribuição não se sustenta. Porém, quando você é capaz de crescer e contribuir, deixa um rastro de transformação consistente e de sentido real na vida dos outros, e esse é o maior legado que alguém pode desejar entregar.

ESTAR ENFODERADO É ALGO MÁGICO, É ESTAR NO ÁPICE, É ESTAR NO SEU MELHOR, DANDO O QUE VOCÊ TEM DE MAIS ESPETACULAR.

Deixar um legado, na minha forma de entender, é o combustível que alimenta a vida, é o que faz a gente se sentir vivo. Uma das coisas em que mais penso é “no que vai ficar quando eu partir”. Acredito que a melhor maneira da pessoa se tornar imortal é deixando no mundo algo maior do que sua própria vida, seja uma grande mensagem, um ensinamento, um exemplo, seja algo de valor para os que vierem depois dela. Eu tenho dois filhos, a Bella e o meu caçulinha, o Theo. E adoro pensar que eles vão receber e aproveitar o meu legado.

Também gosto de compartilhar meu legado com você, porque considero que somos todos uma família, uma unidade. E se estamos juntos aqui significa que partilhamos da mesma jornada, que acreditamos em coisas em comum, que temos algo que nos une, que dividimos uma mesma missão a ser cumprida.

Essa união entre todos nós ficou evidente pela acolhida que obtive por ter lançado o Seja foda!, o que deixou muito claro para mim que a maior vitória está em contribuir para dar sentido à vida de outras pessoas.

Ninguém consegue segurar quem quer mudar de rumo. E o Seja foda! despertou isso nas pessoas. É um livro para despertar a vontade de tomar decisões que vão alavancar sua vida. É para motivar você a bater no peito e dizer que vai se dedicar tanto que nunca mais vai aceitar receber menos do que merece.

Ele é provocador a ponto de despertar a determinação de sair de um estado de paralisia e se colocar em movimento, de ir atrás, de ir para cima, de lutar por aquilo que quer. E as pessoas entenderam isso e se entusiasmaram.

Foi por meio das milhares de mensagens que tenho recebido dos leitores que percebi que eles queriam mais. Pediam por mais técnicas, mais orientações, mais ferramentas para transformar suas vidas. E foi por isso que resolvi escrever o Enfodere-se!.

Mas você deve estar se perguntando: o que é “enfoderar-se”? É claro que se você procurar por esse verbo no dicionário, não vai achar. Criei esse nome para o livro com a intenção de mexer com você e fazê-lo sentir que é a sua estratégia que vai levá-lo aonde quer chegar, e mais além. É a sua decisão de se enfoderar, e as ações que fizer a seguir, que irá levar você até o topo do sucesso e mantê-lo por lá.

O “ENFODERAMENTO PRA VALER” É O QUE TE LEVARÁ PARA UM PATAMAR NO QUAL NENHUMA NEGATIVIDADE, NENHUMA CRISE EXISTENCIAL OU ECONÔMICA PODERÁ TE PEGAR OU TE FAZER PARAR.

Se fosse possível encontrar essa palavra em um dicionário, você iria ler alguma coisa assim:

Enfodere-se – O ato de empoderar-se, com foco; promover a capacidade de ir em frente, com senso de direção; elevar a sua determinação, tendo clareza na execução; otimismo produtivo; positivismo concentrado para obtenção de transformações.

“Enfodere-se” é algo tão grandioso que torna difícil explicar em alguns poucos parágrafos tudo que representa e significa. Assim, ao longo deste livro você irá se apropriar desse conceito, que vai muito além de uma definição de dicionário.

Como você abriu este livro, tenho que reconhecer o seu mérito. Significa que você já não é apenas mais um na manada, que é alguém indo em busca de seus sonhos, alguém que, em vez de amaldiçoar a sombra, está acendendo uma vela, em vez de ficar reclamando, está tomando uma atitude proativa para resolver a sua vida. Já sei que você é alguém que tem algo que quer realizar, que já saiu do piloto automático e do vitimismo, que já tem as características de alguém que é enfoderado, de alguém que quer fazer mudanças efetivas e duradouras em sua vida.

Para quem tomou a decisão de ser foda e ir mais além, para quem quer mais da vida e está decidido a fazer diferente, o Enfodere-se! traz um conjunto de ferramentas para tornar a sua história mais marcante e a sua caminhada mais eficiente.

Tudo que coloquei no Enfodere-se! são técnicas e comportamentos que funcionam para mim e que vêm moldando o meu sucesso dia após dia. Não são coisas que aprendi em um curso, ou que li em um livro, ou que ouvi alguém dizer, mas são conclusões baseadas nos meus aprendizados, na construção dos meus negócios e da minha vida, ao lado das pessoas que me cercam e com as quais aprendo a todo momento. Aprendizados que venho validando durante muitos anos na minha carreira, dentro da minha história de vida. Por isso mesmo, estou muito seguro de tudo o que coloquei aqui para você, com a certeza de que este material fará uma grande diferença na sua vida.

O Enfodere-se! foi escrito para você que está determinado a vencer e tem claro que nada vai fazê-lo parar. Vai mantê-lo inspirado, com o foco e a perseverança necessários e na pegada de execução que é preciso para fazer acontecer os seus objetivos.

Estar enfoderado é algo mágico, é estar no ápice, é estar no seu melhor, dando o que você tem de mais espetacular. Assim, o grande objetivo do Enfodere-se! é colocar você em um campo de máximo rendimento, quando se percebe capaz de entregar muito mais do que imaginou que fosse possível.

O Enfodere-se! vai ajudar você a atingir uma carga de energia elevada e consciente, com as ferramentas necessárias para avançar. Essa é a grande questão deste livro: elevar a sua energia produtiva e reverter toda ela em resultados. Quanto maior for a aplicação dessa carga energética, mais potente se tornará o seu avanço e melhor você se colocará em condições de fazer qualquer atividade.

Enfodere-se! vai guiar a sua jornada e ajudá-lo a passar para o próximo nível na vida, a conquistar todas aquelas coisas que não consegue ficar um minuto sem sonhar a respeito, e sem suspirar quando pensa em realizar.

Neste livro existe um conjunto de estratégias que, colocadas em prática, vão te levar ao enfoderamento. São técnicas comportamentais para você seguir adiante, na direção do seu tão sonhado destino.

A grande evolução que vamos ter a partir de agora fará você se entregar totalmente às ações necessárias para o seu sucesso. Ser enfoderado é uma decisão que está em suas mãos, mas para ir mais longe você precisa incorporar essas estratégias e colocar a mão na massa, fazendo com que seus objetivos aconteçam. Precisa realmente ser uma pessoa enfoderada e precisa se sentir assim.

A ideia de base do Seja foda! é a de que a força e o poder que você necessita para ter uma vida FODA estão sinalizados na palma da sua mão. Ou seja, cada um dos seus dedos representa um dos princípios que o levam a se tornar FODA : positividade e otimismo, visão e direção, atitude e execução, compromisso e valores, controle emocional e atenção aos detalhes.

Se para ser foda você precisa ter claro, na ponta dos dedos, quais são esses poderes, de modo a tomar a decisão de fazer o que é preciso para definir uma vida de sucesso, para enfoderar-se por inteiro você precisa que esses poderes tomem conta do seu modo de ser.

O caminho para você enfoderar-se está sinalizado na palma da sua mão. Agora, você precisa pegar essa mão e colocar na massa, utilizar essa mão em atividades a seu favor, usando as técnicas necessárias que vai aprender neste livro.

É preciso preparar uma mentalidade produtiva que estruture toda a base comportamental que sustentará as suas ações. E isso você fez lendo e aplicando as técnicas do livro Seja foda!.

Agora, para enfoderar-se é preciso usar todas as técnicas que vai aprender neste livro. Para enfoderar-se de verdade é preciso mobilizar toda a energia, construindo o futuro com que você sonha.

Isso é o “enfoderamento pra valer”, que levará você para um patamar no qual nenhuma negatividade, nenhuma crise existencial ou econômica poderá te pegar ou te parar.

Minha recomendação é para que você leia com atenção, teste, valide na prática, coloque no seu campo de jogo todos os insigths que tiver com esta leitura, tudo o que fizer sentido para você. E tire as suas próprias conclusões, sinta o que estará mudando na sua vida e como isso vai ampliar seus resultados.

Enfodere-se! está aqui para oferecer as técnicas que vão tornar você o mais eficiente, encorajado, focado, determinado, responsável e sensato possível, de modo que atinja os seus objetivos, cumpra as suas metas, enfim, conquiste e realize o que planejar.

Quando decidiu ler este livro você sabia que dentro do seu peito e da sua alma existe a intenção de fazer algo diferente, para gerar transformação no mundo à sua volta. Uma coisa que chamo de “intenção positiva de ser FODA ” – ser Feliz, Otimista, Determinado e Abundante.

Agora, digo que é preciso que você tenha claro que precisa manter essa intenção positiva muito viva e, principalmente, atuar forte nela – não apenas a intenção, é preciso agir para fazer acontecer.

OS TRÊS C’S DO COMPROMISSO: COMEÇAR, CONTINUAR E CONCLUIR.

Costumo dizer que existem “três Cs” muito poderosos no dia a dia de qualquer objetivo que buscamos: Começar, Continuar e Concluir.

A falta de compromisso com qualquer um desses “Cs” coloca em risco todo o processo de enfoderar-se. Esta é a razão para que muitas pessoas não conquistem seus objetivos: em geral, elas nem começam a fazer o que é preciso. E se começam, raramente continuam, ou continuam por pouco tempo e nunca concluem coisa alguma. Não conseguem completar as atividades previstas nesses “três Cs”, de modo que nunca realizam nada.

Por isso, quero sugerir um quarto “C”: fazer um Combinado entre nós, assumindo o compromisso de que você vai aplicar com toda a força e determinação os três “Cs” mais importantes da sua vida. Que vai Começar o seu processo de enfoderar-se, vai Continuar com ele independentemente das dificuldades que surgirem, e vai Concluir esse seu Compromisso.

Quando se cria o hábito de fazer isso e se aplica em tudo na sua vida, torna-se muito mais eficiente no que faz e realiza muito mais.

Para ajudá-lo na sua jornada de enfoderamento, a partir de agora vou te falar sobre as doze estratégias que combinadas te deixarão mais perto de qualquer objetivo que você traçar em sua vida.

ASSUMIR A LIDERANÇA

Para influenciar o ecossistema ao seu redor, uma das coisas mais importantes é se tornar um líder enfoderado por inteiro. Você vai precisar assumir com garra a liderança daquelas pessoas que caminham ao seu lado, que seguem com você para o seu objetivo.

No meu entendimento, líder é o indivíduo que influencia o modo de pensar e o comportamento de outras pessoas. É quem colabora para que uma pessoa comum tenha resultados incomuns, quem extrai o melhor de cada um.

A palavra líder vem de “lead”, um termo originário da língua dos vikings e que era usado para designar a ação característica de um comandante de uma embarcação. Era ele quem definia o caminho para a tripulação e, por isso, liderar significa conduzir, indicar o caminho. Outro significado muito importante para a palavra líder mostra mais uma característica fundamental no papel de liderança: líder é aquele que sabe servir, que sabe fazer uma equipe funcionar com harmonia, de modo a possibilitar os melhores resultados dentro daquilo que se busca.

Para exercer a liderança, costumo usar dez conceitos fundamentais, dez pontos de atenção, que nunca perco de vista. Esses pontos me dão um norte e me ajudam a sempre avaliar como anda a minha atuação como líder. Eles são como uma bússola que me aponta o caminho da liderança, ajudando a perceber se minha atuação está sendo eficiente – e a ajustar minhas ações e voltar ao trilho correto, quando necessário.

Quero compartilhar com você esses dez princípios de liderança, que uso no dia a dia e ensino para as pessoas que caminham comigo.

O EXEMPLO NÃO É A MELHOR FORMA DE ENSINAR; ELE É A ÚNICA FORMA.

1. Ser um líder atuante

Você nunca vai conseguir influenciar alguém se não for um líder que pratica aquilo que prega. É preciso ser atuante no que você ensina. Costumo dizer que o exemplo não é a melhor forma de ensinar; ele é a única forma.

Se você não for um líder atuante, não vai gerar a identificação das pessoas de sua equipe com aquilo que diz. Essa é uma das grandes diferenças entre um líder e um simples chefe. O líder fala “vamos”, enquanto um chefe diz “vai”.

O líder está sempre junto de sua equipe, é coerente, faz aquilo que fala. Tem muita gente que é uma fraude totalmente visível, porque não existe coerência entre sua boca e seus braços; não executa aquilo que diz. Suas palavras e ações precisam caminhar lado a lado, para que sua liderança seja eficaz.

3. Saber dar feedbacks

O líder precisa dominar a arte de dar feedbacks, para ajustar o funcionamento de sua equipe e corrigir eventuais desvios de rumo que possam estar ocorrendo. Mas ele precisa fazer isso de modo que as pessoas se sintam respeitadas e valorizadas, compreendam o que precisa ser corrigido e aceitem bem o que está sendo proposto. Nesse sentido, existem três pontos que considero fundamentais para quando um líder der um feedback para as pessoas de sua equipe.

Corrigir sem ofender e orientar sem humilhar: essa é a regra de ouro do feedback, e que eu levo à risca. O respeito tem que prevalecer nas relações entre o líder e a sua equipe, para que o bom ânimo e a boa energia estejam sempre presentes no trabalho.

O LÍDER EDUCA SEM OFENDER E INSTRUI SEM HUMILHAR.

Reconhecer em público e corrigir no privado: um mérito tem que ser reconhecido em público, porque a celebração em conjunto leva ao progresso de todos. Quando a pessoa é reconhecida publicamente, e isso é celebrado, todos sentem vontade de progredir e ir mais longe. Alguém que fez algo de bom tem que ser valorizado de modo a se sentir especial, importante para aquele ecossistema. Por outro lado, se a pessoa fez algo errado e precisa ser corrigida, isso nunca deve ser feito em público, porque diminuirá a pessoa perante os outros. Você a colocará em uma posição de extremo desconforto e humilhação, o que acabará completamente com a inspiração e o entusiasmo dela. Desse modo, não só vai perder um colaborador, um parceiro, como também deixará um péssimo clima dentro de toda a equipe. Então, reconheça em público e corrija sempre no privado.

Liderar por admiração e não por medo: ou você lidera por medo ou por admiração. Se você liderar por medo, quando o medo passar a sua influência também passará. Por exemplo, um ditador opta por liderar por medo e as pessoas fazem o que ele quer não porque o admiram, concordam ou foram inspiradas pelo exemplo daquela pessoa. O medo faz com que elas obedeçam, porque os riscos de desobedecer são grandes. A admiração é a melhor estratégia para liderar, porque ela é magnética – atrai as pessoas para que fiquem ao lado de quem admiram e, tanto quanto possível, imitar sua postura e seus atos. Admirar significa ter respeito, consideração e apreço, contemplar alguém com prazer, orgulho e carinho. Liderar por admiração faz com que as pessoas estejam ao lado do líder, fazendo junto o que precisa ser feito. Liderar por medo é uma liderança rasa, pois o medo sempre passa. Ou seja, quem lidera por medo tem apenas uma liderança provisória. Já a admiração fica, e quem lidera por admiração tem uma liderança perene, constante e que se fortalece.

3. Reconhecer os méritos

Todo líder precisa saber reconhecer os méritos dos membros de sua equipe. Afinal, boa parte da motivação vem da pessoa perceber que o que ela faz de bom está sendo observado por alguém. Em especial, isso se torna muito importante quando a equipe tem um líder por admiração. Sempre é muito mais gratificante ser reconhecido por um líder que se admira.

Porém, aqui precisamos ter alguns cuidados, quanto a reconhecer os méritos das pessoas na nossa equipe. O reconhecimento tem que ser na medida certa, bem dosado induz ao progresso, porém, o reconhecimento excessivo tem efeito contrário.

OUVIR É ESCUTAR PARA ENTENDER.

fim da amostra


Tags: ,