Livro ‘Como as Mulheres Chegam ao Topo’ por Marshall Goldsmith

Baixar PDF 'Como as Mulheres Chegam ao Topo’ por Marshall Goldsmith

Elimine os 12 hábitos que impedem você de alcançar seu próximo aumento, promoção ou emprego. Você quer dar o próximo passo na sua carreira… Mas não tem certeza do que está te impedindo. Abra este livro! A especialista em liderança Sally Helgesen e o coach best-seller em liderança, Marshall Goldsmith já treinaram milhares de profissionais de alto nível — homens e mulheres — para atingirem objetivos ainda maiores. Vez após vez, eles percebem que as mulheres enfrentam obstáculos específicos e, muitas vezes, diferentes dos homens à medida que progridem em seus ambientes de trabalho. Na realidade, os mesmos hábitos que ajudam as mulheres no início de suas carreiras podem prejudicá-las conforme avançam. Simplificando, o que o trouxe até aqui não vai o levar até lá… e talvez você nem perceba seus pontos cegos antes que seja tarde demais. Você é ótima com os detalhes? Para chegar ao topo, você precisa fazer menos e delegar mais. Você sabe trabalhar em equipe?…

Editora: Alta Books; 1ª edição (12 setembro 2019) Páginas: ‎256 páginas ISBN-10: 8550811181 ISBN-13: 978-8550811185 ASIN: B07XLNNHGF

Biografia do autor: Sally Helgesen, citada na Forbes como a maior especialista do mundo em liderança feminina, é autora, palestrante e coach de liderança internacionalmente mais vendida. Ela foi nomeada pela Thinker’s 50 como uma das 20 melhores coaches do mundo e classificada em 6º lugar entre os líderes de pensamento do mundo pela Global Gurus. O livro mais recente de Sally, How Women Rise , em co-autoria com o lendário coach executivo Marshall Goldsmith, examina os comportamentos com maior probabilidade de atrapalhar as mulheres de sucesso. Tornou-se o mais vendido em seu campo dentro de uma semana de publicação e os direitos foram vendidos em 18 idiomas.

Leia trecho do livro

Dedicamos este livro a Frances Hesselbein
Amiga, mentora, heroína

Nota dos Autores

As histórias neste livro são verídicas, mas os nomes e alguns detalhes foram mudados.

Sobre os Autores

Sally Helgesen é reconhecida como uma das maiores especialistas do mundo em liderança feminina há quase 30 anos. Como autora, palestrante e consultora, sua missão sempre foi ajudar as mulheres a reconhecer, articular e agir de acordo com seus maiores pontos fortes.

Seu best-seller The Female Advantage: Women’s Ways of Leadership, [“A Vantagem Feminina: A maneira da liderança feminina”, em tradução livre] foi saudado como “um trabalho clássico” sobre os estilos de liderança das mulheres e tem sido impresso sem interrupção há 28 anos. Foi o primeiro livro a se concentrar no que as mulheres têm a contribuir para suas organizações, em vez de em como elas precisam mudar e se adaptar. The Web of Inclusion: A New Architecture for Building Great Organizations [“A Rede Inclusiva: Uma nova forma de construir grandes organizações”, em tradução livre] foi citado no Wall Street Journal como um dos melhores livros sobre liderança de todos os tempos. Mais recentemente, The Female Vision: Women’s Real Power at Work [“Visão Feminina: A força real das mulheres no trabalho”, em tradução livre] explorou como os insights estratégicos das mulheres podem fortalecer suas carreiras e beneficiar suas organizações.

Sally desenvolve e ministra programas de liderança para empresas, firmas de parcerias, universidades e associações em todo o mundo. Foi consultora das Nações Unidas na construção de escritórios de países mais inclusivos na África e na Ásia, conduziu seminários na Harvard Graduate School of Education e na Smith College, e é editora colaboradora da revista Strategy + Business. Ela mora em Chatham, Nova York. Marshall Goldsmith é a autoridade mundial em ajudar líderes bem-sucedidos a alcançar mudanças positivas e duradouras de comportamento. Ele é o único a ser reconhecido duas vezes como o pensador de liderança mais influente do mundo pela Thinkers50.

Marshall tem sido frequentemente listado como o melhor coach executivo do mundo. Em 2017, foi reconhecido em Harvard como o vencedor inaugural do Prêmio de Liderança no Campo de Coaching pelo Instituto de Coaching de Harvard. Marshall é o autor do best-seller do New York Times O Efeito Gatilho e de Reinventando o Seu Próprio Sucesso: Como pessoas de sucesso tornam-se mais bem-sucedidas, ambos reconhecidos pela Amazon.com como 2 dos 100 melhores livros já escritos sobre liderança e sucesso. Seus muitos livros já venderam mais de 2 milhões de cópias e foram traduzidos para 32 idiomas.

Ele é um dos poucos executivos que já foram solicitados para assessorar mais de 150 grandes CEOs e suas equipes de gerenciamento. Marshall mora em Rancho Santa Fe, no estado da Califórnia, e na cidade de Nova York.

Prefácio: A fórmula certa para turbinar uma carreira

É impressionante como talvez esta seja a única oportunidade na É vida de vermos tantas mudanças ao mesmo tempo. A frase “o mundo mudou” deu lugar à frase “o mundo não para de mudar”. Para alguns, entusiasmo e fascínio; para outros, desespero e angústia. O fato é que bilhões de pessoas que viveram antes de nós viveram sem nunca prever uma mudança significativa em suas vidas, e outras tiveram apenas uma vez a chance de assistir a uma mudança radical no mundo. É aí que nasce a grande questão: em um mundo de mudança constante, existe algo que pode ser construído para ser perene? Ainda vale a pena entender e preservar a essência das coisas? Para responder essas perguntas, podemos analisar que a abordagem “gerencial” de ontem se torna menos relevante a cada dia. O grande pensador de liderança Peter Drucker dizia que o líder e, por consequência, os trabalhadores do futuro seriam mais valorizados pelos seus comportamentos do que pelos seus conhecimentos. Parece que esse futuro já chegou!

Nos meus 19 anos de jornada no mundo do coaching, defrontei me com várias obras de grande relevância sobre desenvolvimento de carreiras e sobre como lidar com os desafios profissionais em um mundo em constante mudança. Contudo, poucas competem com Como as Mulheres Chegam ao Topo em sua proposta de identificar os hábitos e comportamentos que não apenas as mulheres, mas todos os que querem se desenvolver na carreira, precisam ter.

Os três grupos que estudei sobre carreira durante os últimos dez anos são abordados neste único livro, que são:

• Grupo 1 — Aqueles que desejam crescer na carreira.
• Grupo 2 — Profissionais que cresceram na carreira, mas sentem que estão estagnados.
• Grupo 3 — Os que perderam e desejam recuperar o prestígio que tinham na carreira no passado.

Mais do que contar “segredos” que não são segredos, esta obra tem o intuito de ajudar o leitor a aplicar princípios fundamentais que todo profissional de sucesso precisa ter. Eu vejo os 12 pontos apontados neste livro pela brilhante Sally Helgesen e pelo renomado pensador de liderança Marshall Goldsmith como verdadeiros atalhos para levar qualquer carreira ao topo, como a obra se propõe a fazer.

Para entendermos o que isso significa, o livro reúne 75 anos de conhecimento no campo de batalha, ou seja, no mundo empresarial. De fato, os anos que esses dois profissionais estudam o tema, somados, equivalem à incrível quantidade de 75 anos. O próprio Marshall Goldsmith descreveu que aceitar o convite de fazer essa obra teve como pano de fundo o seu best-seller Reinventando o Seu Próprio Sucesso: Como pessoas de sucesso tornam-se mais bem-sucedidas. Então, os leitores estão sendo presenteados com o melhor momento de Marshall sobre como chegar ao topo… como se fosse uma atualização da importante obra dele que se tornou best-seller no New York Times.

Sally Helgesen é de longe a mais competente líder feminina da atualidade. Com leveza e clareza, ela sempre encanta com colocações provocativas, que fazem a leitura parecer um gostoso bate-papo de café da manhã com uma velha amiga.

Eu não vejo um momento melhor para que esta obra seja apresentada aos brasileiros, pois o cenário profissional é caótico, e muitos profissionais que descrevi como Grupo 1 (vide acima) estão sem identidade. Querem crescer rapidamente em suas carreiras, só que, por outro lado, sentem que falta um alicerce para que isso aconteça. Enquanto isso, a competitividade tem deixado frustrados os profissionais do Grupo 2, que acreditavam que tinham um futuro promissor. A cada ano, novos profissionais chegam ao mercado e acabam assumindo cargos que os profissionais do Grupo 2 sempre desejaram e para os quais estão prontos, mas parece que só eles percebem isso, e não seus superiores. Os do Grupo 3 também sentem a pressão dos que chegam ao mercado de trabalho e dos que estão estagnados. E eles fazem de tudo para quebrar a estagnação, mas a sensação de começar de novo traz o desânimo e o pensamento de uma missão quase impossível.

A crise de identidade, a frustração e o desânimo têm feito com que excelentes profissionais sejam mal aproveitados, e, quando a crise perdura, eles sabem que são as vítimas perfeitas do desemprego e da perda de contratos. Agora, o que faz com que alguns profissionais na mesma situação avancem, enquanto outros ficam para trás? O que faz com que carreiras sejam destruídas na crise, enquanto outras crescem apesar dela?

Neste livro estão não apenas as respostas a essas perguntas, mas também os passos necessários para turbinar uma carreira. Além do mais, cada página nos faz viajar nas situações cotidianas do mundo corporativo, ambiente em que muitos comportamentos que considerávamos vantajosos, na verdade, são os que estão nos colocando em rota de colisão com o fracasso.

Os conceitos, técnicas, comportamentos, habilidades, estratégias de carreira e insights que você vai ler neste livro estão longe de ser baseados em assuntos da moda, ou que você vai usar somente até chegar a próxima demanda do mercado. Definitivamente não…

Este livro foi feito para tornar carreiras perenes, e os autores já trabalharam com milhares de profissionais de toda pirâmide organizacional, na sua maioria CEOs, que apontam o que desejam na hora de fechar negócios, contratar serviços ou promover alguém para determinado cargo. E eu aprendi, ao longo de quase quatro décadas atuando no mundo corporativo, que os ensinamentos duradouros, que ultrapassam o limite do tempo, são obrigatórios para quem tem a ambição de estar qualificado entre os melhores profissionais da sua área. Esse é o caso específico desta obra. Evidentemente, os comportamentos e práticas contidos em Como as Mulheres Chegam ao Topo foram elaborados para você pois, se tirou tempo para ler esse prefácio até aqui, fica provado que, quando a pessoa deseja aprender, o mestre aparece. Leia, caro leitor, cada página deste livro. Faça dele seu mestre, e de quebra você vai perceber que, conforme for aplicando cada ensinamento que aprender aqui, não apenas a sua carreira, mas também sua vida pessoal e seus relacionamentos chegarão ao TOPO.

Um grande abraço e boa leitura!

Viver é belo!
Márcio Silva
Coach executivo, Business Partner South America da Marshall Goldsmith Stakeholder Centered Coaching, palestrante e, acima de tudo, um aprendiz

PARTE I

Sobre Estar Estagnada

CAPÍTULO 1
Nossa História

Em enviou 2015, um um e-mail amigo para e colega nós — em Sally comum, e Marshall Mike Dulworth, — com o seguinte assunto: “Ideia Maluca!” Que ideia? Que colaborássemos no livro que agora você tem em suas mãos.

Imediatamente, nós dois sabíamos que essa era uma ótima ideia. Para conseguirmos explicar o porquê, precisamos lhe dar um pouco do contexto.

Em 2007, Marshall publicou seu best-seller internacional, Reinventando o Seu Próprio Sucesso: Como pessoas de sucesso tornam-se mais bem-sucedidas. Havia um adesivo dourado na capa que dizia: Conheça os 20 hábitos no local de trabalho que você precisa eliminar. O principal endosso veio de Alan Mulally, então CEO da Ford Motor Company, CEO do Ano nos Estados Unidos e um dos clientes mais ilustres de Marshall: “O processo de melhoria comprovado de Marshall É FORA DE SÉRIE!”

No livro citado, Marshall identifica 20 comportamentos que muitas vezes atrapalham profissionais em sua busca pelo sucesso. Vez após vez, ele nota que esses hábitos impedem que pessoas talentosas alcancem todo o seu potencial, diminuindo sua capacidade de inspirar e liderar outros e, às vezes, até mesmo tirando suas carreiras dos trilhos. Os exemplos e as histórias foram extraídos da base global de clientes com quem Marshall trabalhou em suas muitas décadas como um dos coaches executivos mais bem-sucedidos do mundo.

Uma das grandes sacadas do livro está logo no título: os mesmos comportamentos que ajudam as pessoas a serem bem sucedidas muitas vezes as prejudicam quando elas procuram crescer ainda mais. Uma vez que esses comportamentos funcionaram no passado, as pessoas relutam em se desapegarem deles. Na verdade, muitas acreditam que são bem-sucedidas por causa desses hábitos ruins.

Qualquer ser humano, na verdade qualquer animal, terá a tendência de replicar um comportamento que é seguido de um reforço positivo. Quanto mais bem-sucedidos nós nos tornamos, mais reforço positivo nós recebemos. Podemos cair facilmente na “armadilha da superstição”, que é: “Eu me comporto assim, sou bem-sucedido; portanto, devo ser bem-sucedido porque me comporto assim.”

Errado!

Todos somos bem-sucedidos por causa das coisas certas que fazemos apesar de estarmos fazendo algumas coisas improdutivas.

Marshall escreveu o livro para um público amplo — não apenas para líderes no topo da pirâmide, mas também para os que estão nos outros degraus da escada de sua organização. Reinventando o Seu Próprio Sucesso é basicamente para qualquer um cujo comportamento atrapalha a jornada para onde ele ou ela quer ir.

Desde sua publicação, Marshall viaja pelo mundo compartilhando e desenvolvendo as ideias que ele apresentou no livro. Mas ao fazê-lo, e especialmente ao ministrar uma série de workshops para mulheres com base no seu best-seller de 2015, O Efeito Gatilho, ele percebeu que alguns dos comportamentos mais agressivos e egocêntricos que ele identifica como problemáticos em Reinventando o Seu Próprio Sucesso são crédito pelas suas próprias conquistas. Em vez de sempre precisarem estar certas, as mulheres são mais propensas a serem prejudicadas pelo desejo de agradar ou pela necessidade de serem perfeitas. Em vez de se recusarem a expressar arrependimento, as mulheres geralmente não conseguem parar de se desculpar, mesmo por coisas que não sejam culpa delas.

Todos têm comportamentos limitantes, pela simples razão de que todos somos seres humanos. Mas, embora homens e mulheres às vezes compartilhem os mesmos hábitos improdutivos, essa não é a regra. As mulheres muitas vezes enfrentam desafios muito diferentes à medida que buscam crescer em suas carreiras e trabalham em um campo de atuação maior, por isso faz sentido que as mulheres adaptem seus comportamentos de maneiras diferentes. E as mulheres muitas vezes são recompensadas de maneiras diferentes, conforme mostraremos no próximo capítulo. Essas diferenças moldam suas expectativas de quais comportamentos serão mais eficazes.

Dado que a base de clientes de Marshall é tipicamente 80% masculina, não é de admirar que os hábitos em Reinventando o Seu Próprio Sucesso sejam aqueles que mais frequentemente impedem o progresso de homens de alto desempenho. Marshall não viu esses comportamentos como especificamente masculinos quando escreveu o livro, mas como formas comuns de autossabotagem que poderiam ser corrigidas usando as ideias e práticas que ele desenvolveu como coach. No entanto, quanto mais ele trabalhava com mulheres, mais ele via que elas poderiam se beneficiar de uma abordagem semelhante que falasse sobre comportamentos diferentes.

É então que Sally entra em cena.

Sally vem trabalhando, escrevendo e pesquisando mulheres que atuam como líderes desde a publicação de The Female Advantage:Women’s ways of leadership [“A Vantagem Feminina: A maneira da liderança feminina”, em tradução livre], em 1990. Visto ter sido o primeiro livro a focar o que as mulheres tinham a contribuir para as organizações em vez de como precisavam mudar e se adaptar, empresas começaram a pedir que ela desenvolvesse e ministrasse programas de liderança para mulheres quase desde o início.

Como resultado, Sally passou quase três décadas ajudando mulheres incríveis ao redor do mundo a aumentar suas habilidades de liderança e prestando consultoria para equipes executivas que buscavam reter mulheres talentosas. Ela já trabalhou com algumas das líderes mais bem-sucedidas do mundo. Isso deu a ela tanto uma visão mais aproximada dos desafios que as mulheres enfrentam, bem como muitas oportunidades para observar o que as atrapalha.

Nós nos conhecíamos muito bem por causa da Learning Network, um pequeno grupo de grandes profissionais de liderança que Marshall criou em 1996. Mas nenhum dos dois tinha pensado em trabalhar juntos em um livro sobre os comportamentos que atrapalham as mulheres até aquele e-mail com o título “Ideia Maluca!” chegar.

Por causa das nossas experiências complementares e amizade de longa data, nos sentimos confiantes de que, juntos, poderíamos fornecer orientação específica, útil e direcionada a mulheres que buscassem avançar para o próximo estágio de suas carreiras e aumentar sua capacidade de ter um impacto positivo — em suas organizações, suas comunidades e no mundo. Sally viu esse projeto como uma oportunidade de ajudar as mulheres a lidar com obstáculos que as atrapalham há décadas. E Marshall viu um universo totalmente novo de hábitos que as ideias e as práticas de coaching que ele vinha aprimorando há 30 anos poderiam ajudar a resolver.

Cada um de nós também teve momentos eureca que confirmaram nossa crença de que as mulheres poderiam se beneficiar de um livro sobre comportamentos que as atrapalham à medida que buscam crescer. Essas experiências pessoais fizeram com que ficássemos empolgados com a necessidade deste livro e nos convenceram de seu valor em potencial.

O momento eureca de Marshall veio enquanto fazia coaching com a lendária Frances Hesselbein, que coincidentemente tinha sido extensivamente analisada no best-seller de Sally, The Female Advantage. Frances será bastante mencionada neste livro.

Durante seu longo mandato como CEO da Girl Scouts dos EUA, Frances ganhou atenção internacional quando Peter Drucker, fundador da administração moderna, escreveu que ela era possivelmente a melhor líder que ele já tinha conhecido e sugeriu que ela fosse cogitada para liderar a General Motors. Após se aposentar da Girl Scouts, Frances assumiu a presidência da Fundação Peter F. Drucker para Administração Sem Fins Lucrativos, mais tarde conhecida como o Leader to Leader Institute.

Frances ganhou respeito e reconhecimento de líderes corporativos, militares e de organizações sem fins lucrativos em todo o mundo ao longo de sua carreira extraordinariamente longa, e recebeu inúmeras honrarias. Ela tem 23 doutorados honorários, foi capa da Business Week e recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria concedida aos civis norte-americanos. Marshall teve a honra de acompanhá-la na Casa Branca quando ela aceitou esse merecido reconhecimento do presidente Bill Clinton.

Marshall a conheceu quando ela ainda trabalhava com a Girl Scouts. Ele fazia trabalho voluntário para a Cruz Vermelha, cujo CEO na época era membro do conselho da organização que Frances representava e era um amigo em comum. Quando Marshall descreveu para ela o processo de feedback 360 que ele desenvolvera para ajudar seus clientes a se tornarem melhores líderes, Frances decidiu que poderia se beneficiar de um processo de coaching e Marshall doou seu tempo a ela.

Como parte do processo, ele entrevistou os membros do conselho, subordinados e outros stakeholders, e redigiu um relatório completo. Como era de se esperar, o feedback de Frances foi incrivelmente positivo. No entanto, quando ela o viu, sua resposta imediata foi: “Eu tenho tantas coisas que preciso melhorar!” Ela então começou a listar cerca de 27 coisas que gostaria de melhorar imediatamente. Por um lado, Marshall ficou impressionado com sua dedicação, mas ficou surpreso que uma pessoa de tamanha importância fosse tão autocrítica.

Ele sabia que a maioria dos homens de alto desempenho com quem ele trabalhava teria visto o tipo de feedback que Frances recebeu como prova de seu brilhantismo como líder, bem como a confirmação de que eles tinham pouca — ou talvez nenhuma — necessidade de mudar. Infelizmente, ele conhecia muitos homens que respondiam a resultados negativos de um feedback 360 dizendo: “Se eu sou tão terrível, por que sou o cara mais bem sucedido aqui?” Ou: “Eu ganhei 5 milhões de dólares no ano passado, e você está me dizendo que eu preciso mudar?”

Em contrapartida, Marshall percebeu que seu principal desafio ao fazer coaching com Frances seria convencê-la a não ser tão autocrítica. Nos anos seguintes, ele percebeu que o mesmo ocorria com outras líderes fantásticas. Não importa o quanto tenham sido eficazes ou quanto reconhecimento tenham recebido, muitas vezes as mulheres tendem a se concentrar no que elas acreditam ser fracassos pessoais. Como resultado, ao fazer coaching com mulheres, Marshall geralmente começa com um pedido básico: por favor, não seja tão dura consigo mesma.

Então, o momento eureca de Marshall foi descobrir que a tendência de mulheres bem-sucedidas de criticarem a si mesmas, em vez de os outros, as expõe a diferentes hábitos comportamentais quando comparadas com homens, que são mais propensos a aceitar reconhecimento e se esquivar da culpa.

O momento eureca de Sally foi mais pessoal e doloroso, pois trouxe à tona um comportamento que a ajudou no início de sua carreira, mas que agora estava atrapalhando seu progresso. Por acaso, isso aconteceu quando ela e Marshall estavam ministrando um seminário de meio dia para engenheiras em Rhode Island, EUA.

Normalmente, antes de grandes eventos, Sally passava bastante tempo ensaiando sua apresentação e memorizando os pontos principais do seu discurso para que pudesse falar com tranquilidade e evitar erros. Então, ela chegou cedo em Providence, a capital do estado de Rhode Island, no dia anterior ao evento e ficou em seu quarto de hotel para se preparar. Marshall chegaria depois. Por isso, eles concordaram em se encontrar na manhã do evento, quando o cliente os buscaria no saguão do hotel. Quando o cliente chegou, Marshall (usando uma bermuda jeans) imediatamente anunciou que tinha esquecido sua calça e pediu para parar em um shopping a caminho do local para que pudesse comprar uma. O cliente concordou, e enquanto andavam de um lado para o outro Sally ficou espantada de ver como Marshall parecia estar levando o incidente com tranquilidade. Para ela, aparecer para um compromisso e esquecer-se de suas calças teria sido literalmente um pesadelo, já que muitas vezes ela tinha

Quando o cliente chegou, Marshall (usando uma bermuda jeans) imediatamente anunciou que tinha esquecido sua calça e pediu para parar em um shopping a caminho do local para que pudesse comprar uma. O cliente concordou, e enquanto andavam de um lado para o outro Sally ficou espantada de ver como Marshall parecia estar levando o incidente com tranquilidade. Para ela, aparecer para um compromisso e esquecer-se de suas calças teria sido literalmente um pesadelo, já que muitas vezes ela tinha pesadelos sobre estar no palco seminua.

Mas Marshall tinha a opinião de que, como ele viaja muito, coisas assim acontecem. No local, onde 300 mulheres estavam esperando, o único banheiro masculino exibia um cartaz de “Senhoras” e localizava se na parte da frente da sala, onde todos podiam ver. Marshall entrou, mas, quando saiu, bateu a cabeça no gancho para segurar bolsas (ele não estava acostumado a ver isso no banheiro) e caiu no chão. Quando ele se levantou, rindo, Sally novamente não conseguia parar de pensar em como ela teria ficado apavorada se tivesse feito tal entrada.

Ao longo do dia, Sally continuou com sua apresentação muito bem preparada, enquanto Marshall adotava uma abordagem mais tranquila. Uma vez que estava superpreparada, ela sentia a obrigação de cobrir todos os seus pontos e compartilhar tudo o que sabia, enquanto ele envolvia os participantes com exercícios espontâneos.

Uma hora antes do fim do evento, o pager de Marshall apitou. Ele confundira a hora do voo e agora, de repente, tinha que ir para o aeroporto. Ele pediu desculpas, mas disse que sabia que Sally faria um ótimo trabalho para encerrar a programação. Mais uma vez, o primeiro pensamento de Sally foi como ela teria ficado horrorizada se tivesse errado o horário do seu voo. Enquanto Sally se preparava para continuar, os participantes se levantaram para aplaudir Marshall em pé. Um pouco da alegria se foi quando ele saiu.

Refletindo mais tarde sobre a experiência, Sally percebeu que sua preparação exaustiva e a necessidade de falar sobre cada um dos pontos que tinha preparado não necessariamente foram de ajuda para ela. Ser diligente e estar disposta a trabalhar duro a ajudaram no começo de sua carreira como palestrante, mas contrastar seu senso de responsabilidade com a abordagem espontânea e bondosa de Marshall deixou claro que seu público se divertiria mais, e provavelmente aprenderia mais, se ela fosse menos motivada pelo desejo de ser perfeita.

Definitivamente, Marshall não tinha sido perfeito. Mesmo assim, o público tinha amado sua apresentação, talvez porque seu comportamento meio desastrado claramente era autêntico, e isso lhes dava permissão para serem elas mesmas. Ele não só transmitiu a mensagem sobre a necessidade de não se apegar a erros, mas ele demonstrou isso em seu comportamento, mostrando como um humano altamente engajado e imperfeito poderia causar impacto mesmo quando as circunstâncias (as calças esquecidas, a queda no banheiro, o voo mal programado) pareciam trabalhar contra ele. Em contraste, Sally parecia demonstrar como pegar pesado consigo mesma.

Talvez você também já tenha tido momentos eureca assim quando percebeu repentinamente que os comportamentos que a ajudaram a chegar aonde está agora podem impedi-la de avançar para o próximo estágio. Talvez, como Sally, você gaste muita energia tentando ser perfeita, tentando agradar ou supervalorizando a expertise em detrimento de uma comunicação descontraída. Talvez você tenha dificuldade porque fala muito, ou fica nervosa, ou permite que detalhes tirem o seu foco. Talvez você espere ser notada e recompensada espontaneamente por seu trabalho árduo, em vez de interceder por si mesma. Talvez você coloque o seu emprego à frente de sua carreira em um esforço para demonstrar lealdade ou não recruta aliados que possam falar sobre suas conquistas a outros.

Se algum desses comportamentos estiver atrapalhando você ou se perceber que eles podem atrapalhar você à medida que avança em sua carreira, continue lendo. Este livro é para você.

fim da amostra…


Tags: ,