Estas lagartas podem se camuflar, mesmo quando vendadas

Mariposa "Biston Betularia" podem se camuflar, mesmo quando vendadas - Pesquisadores criaram mais de 300 larvas da mariposa (Biston betularia) no laboratório. Depois que as lagartas cresceram um pouco, os cientistas as colocaram em caixas diferentes contendo varas artificiais pintadas de preto, marrom, verde e branco (foto). Algumas das larvas foram vendadas usando tinta preta...
Mariposa “Biston Betularia” podem se camuflar, mesmo quando vendadas – Revista Science – ILIK SACCHERI

A maioria dos animais que mudam de cor para combinar com os arredores pode ver como é o ambiente. Mas a lagarta da mariposa pode fazer isso com os olhos fechados, de acordo com um novo estudo, e os cientistas descobriram como. 

Pesquisadores criaram mais de 300 larvas da mariposa (Biston betularia) no laboratório. Depois que as lagartas cresceram um pouco, os cientistas as colocaram em caixas diferentes contendo varas artificiais pintadas de preto, marrom, verde e branco (foto). Algumas das larvas foram vendadas usando tinta preta.

As lagartas com os olhos vendados mudaram a cor do corpo inteiro para combinar com o bastão em que estavam sentadas, bem como com suas contrapartes, informou a equipe na revista Communications Biology . Quando os pesquisadores colocaram as lagartas em caixas contendo diferentes bastões coloridos, cerca de 80% das larvas, tanto cegadas quanto avistadas, preferiram descansar em varetas que combinavam com a cor do corpo.

Em um exame mais detalhado, os cientistas descobriram que a lagarta da mariposa gira em torno de genes responsáveis ​​pela visão, não apenas em sua cabeça, mas também em sua pele. Os insetos têm pouca visão e se sentam em galhos com as cabeças inclinadas para fora, para que seus olhos nem sempre estejam no galho. Isto, juntamente com a sua mudança de cor muito lenta, pode torná-los alvos sentados. É provável que as lagartas tenham desenvolvido um mecanismo duplo de sensoriamento de cores para dar uma vantagem a seus caçadores, especula a equipe.

Fonte: Revista Science

D. A. Lemoyne Editora Academia Editora Alfaguara Editora Alta Books Editora Arqueiro Editora Astral Cultural Editora Autêntica Editora Bazar do Tempo Editora Bertrand Brasil Editora Best Seller Editora Biblioteca Azul Editora Boitempo Editora Buzz Editora Companhia das Letras Editora Contexto Editora Dublinense Editora Fósforo Editora Gente Editora Globo Livros Editora Gutenberg Editora Harlequin Editora HarperCollins Editora Intrínseca Editora Nova Fronteira Editora Objetiva Editora Paralela Editora Pensamento Editora Planeta Editora Portfolio Penguin Editora Record Editora Rocco Editora Seguinte Editora Sextante Editora Suma de Letras Editora Todavia Editora Ubu Editora Universo dos Livros Editora Verus Editora Vestígio Editora Vozes Editora Zahar Faro Editorial História Jéssica Macedo Livros Gratuitos no Kindle Unlimited


Tags: ,